Início Educação Vieira garante classes especiais

Vieira garante classes especiais

Jéssica Ferreira
[email protected]

A tarde desta quarta-feira, 6, certamente ficará marcada para alunos surdos da Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Rosário. Isto porque foi realizada na sede da 6ª Coordenadoria Regional de Educação uma assembleia que abordou sobre as extinções de classes especiais e implantação de multisséries. 
No encontro, esteve presente o secretário estadual de Educação, Vieira da Cunha, parte da área de pedagogia da 6ª CRE e coordenação. Além disso, acompanharam a assembleia pais, alunos surdos, professores e representantes da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis).
Na oportunidade, Vieira abriu espaço para que todos que quisessem se manifestar expressassem sua opinião ao público que participou da reunião. Presente no encontro, Roger Prestes, representante da Feneis e deficiente auditivo, falou em linguagem de sinais que foi traduzida por uma intérprete presente. “Temos uma lei nacional voltada para estes alunos. É direito deles aprenderem em sua primeira língua, que é a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Estamos preocupados com o futuro dessas crianças, que devem ter modelos para construir seu mundo. Tirar o seu direito de aprender é tirar tudo que elas podem construir”, disse. 
Contudo, mediante todos os pronunciamentos ouvidos, o que mais mexeu com Vieira, foi quando a aluna Bruna Fausto, de 16 anos, também traduzida por uma intérprete, destacou que “ninguém perguntou como me sinto, não estou feliz”. Por fim, ao tomar a palavra, Vieira agradeceu a todos pela presença e destacou que naquele dia todos de alguma forma aprenderam alguma lição. “A partir da próxima segunda-feira, 11, as classes especiais voltarão ao normal. A decisão destas mudanças tinham por objetivo a inclusão, porém, ao tomarmos conhecimento sobre cada detalhe da situação, desde o momento em que recebemos a comunidade surda em meu gabinete, como também no momento em que conhecemos a escola, tivemos a plena certeza da necessidade dessas turmas, que seguirão normalmente”, concluiu.

Classes especiais retornaram a partir desta segunda-feira, 11