Início Esportes Vivendo grande momento em quadra, Duane Johnsson celebra nascimento da primeira filha...

Vivendo grande momento em quadra, Duane Johnsson celebra nascimento da primeira filha em Santa Cruz

Entre os três melhores no quesito eficiência no NBB, ala do União Corinthians também passa por momento especial na vida pessoal

Duane e a pequena Shiloh
Divulgação/Arquivo Pessoal

O cronômetro marcava aproximadamente a metade do quarto período do jogo entre Vasco e União Corinthians quando uma orientação do técnico dos cariocas, Léo Figueiró, ecoou no microfone do canal que transmitia a partida: “atenção com a bola no Duane, fecha a marcação nele”. O objetivo era parar o atleta que naquele momento do jogo liderava as estatísticas em busca da virada pró UniCo em São Januário. Por fim, a vitória acabou não vindo, mas o jogo encerraria com mais um duplo-duplo do “The Rock” santa-cruzense – apelido dado em referência ao ator norte-americano Dwayne Douglas Johnsson, conhecido pela alcunha.

E ao mesmo tempo em que mais uma vez se destacava vestindo a regata do UniCo pelo Novo Basquete Brasil (NBB) 2023/2024, Duane Alexander Johnson Júnior estava a poucos dias de ter mais um motivo para comemorar. E nem era pelo fato de chegar ao posto de terceiro jogador mais eficiente entre todos do NBB, ou ter chegado à média de 7.3 rebotes por jogo na competição, fato que o consolidou como o terceiro nesse quesito. Naquela noite, em 22 de janeiro, ele tinha uma conquista especial cerca de 1,8 mil quilômetros da capital carioca, talvez a maior vitória de sua vida até aqui. The Rock embarcou em um avião para acompanhar o nascimento de sua filha, a pequena santa-cruzense Shiloh Sol Johnson, que nasceu na noite desta quinta-feira, 25, no Hospital Santa Cruz.

Um momento único e mágico para o ala, que vive aos 32 anos, um dos momentos mais especiais dentro e fora de quadra. Natural de Lansdowne, Pensilvânia, Estados Unidos, ele desembarcou em Santa Cruz do Sul em outubro do ano passado, em meio à Oktoberfest, e relata que a estrutura oferecida pelo União Corinthians e pela cidade foi fundamental na escolha para que viesse jogar e viver aqui o nascimento da filha. “Estou muito feliz. Quando surgiu a oportunidade de vir para o Brasil e tê-la aqui, eu e minha esposa falamos sobre isso e pensamos que poderia ser uma boa oportunidade e assim está sendo. A equipe ajudou a nos sentirmos tranquilos quanto à escolha”, destaca.

Duane em quadra
Vinícius Molz Schubert

A vinda para a Terra da Oktoberfest se consolidou após uma temporada jogando no basquete de Israel e outra em Luxemburgo, onde foi eleito o principal defensor da liga. E do alto de um apartamento no Centro do município, onde mora com a esposa e com a filha, Duane é só sorrisos ao falar de quão certeira foi a decisão. “Adoro Santa Cruz. Gosto muito pelo fato de estar perto de tudo. As pessoas têm sido muito simpáticas conosco, tornando tudo muito fácil apesar de não falarmos português”, destaca.

Destaque no NBB não é por acaso

Pontual, alegre, focado. Um atleta que não reclama de treinar. Não são poucos os elogios por parte de quem acompanha de perto a rotina de Duane desde a chegada em Santa Cruz do Sul. A mesma dedicação que o torcedor vê na quadra pode ser vista no dia a dia, na preparação dos jogos. Dedicação essa que foi dividia nos últimos meses com o apoio para a esposa no período de gestação e que mesmo assim não impediu que The Rock figurasse entre os principais nomes do NBB até aqui.

No quesito eficiência, por exemplo, um dos mais importantes das estatísticas, só perde para Lucas Dias, ala/pivô do Franca e da Seleção Brasileira, e Rodrigues, pivô do tradicional Bauru. Índice esse, que Duane atribui ao coletivo. “O meu treinador e os meus colegas de equipe fazem com que seja fácil jogar bem aqui, sinto que me adapto muito bem a esta equipa e que me deixam jogar o meu jogo, comenta.

Duane em números na temporada

Pontos: 13,2 média

Rebotes: 7,3 média (3º entre os atletas do NBB)

Assistências: 2,9 média

Eficiência: 16,6 média (3º entre os atletas do NBB)