Início Geral 5ª Região Tradicionalista: Luiz Clóvis Vieira é reeleito coordenador pela 14ª vez

5ª Região Tradicionalista: Luiz Clóvis Vieira é reeleito coordenador pela 14ª vez

Escolha foi realizada por unanimidade em eleição na sede do CTG Lanceiros de Santa Cruz

Tiago Mairo Garcia
[email protected]

Em eleição realizada na noite da última quarta, 25, na sede do CTG Lanceiros de Santa Cruz, representantes das entidades tradicionalistas filiadas na 5ª Região Tradicionalista reelegeram, por unanimidade, Luiz Clóvis Vieira para seguir como coordenador na gestão 2021. Como a eleição é anual, esta será a 14ª vez que o tradicionalista é reeleito para o cargo que ocupa desde 2007, ano da primeira eleição como coordenador.

Luiz Clóvis Vieira. Foto: Tiago Garcia



Além de representantes das entidades tradicionalistas filiadas, o encontro também contou a com a presença do conselheiro e vice-presidente Artístico, Valmir Böhmer, representando o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Também estiveram presentes os candidatos representantes da Chapa “Pelos Laços da Tradição”, Manoelito Savaris e Renata Pletz, respectivamente aos cargos de presidente e vice-presidente do MTG, que estiveram explanando suas propostas e dialogando com as entidades. Savaris salientou a importância da participação das entidades santa-cruzenses na condução do Enart, que ocorre no Município sempre no mês de novembro de cada ano. “Está na hora do Enart abraçar Santa Cruz”, disse o candidato aos tradicionalistas santa-cruzenses. A eleição do MTG está programada para fevereiro de 2021.

2021 para se reinventar

Em entrevista concedida ao Riovale Jornal na tarde da última sexta, 27, Luiz Clóvis Vieira frisou que a diretoria do MTG e coordenadores entendem que um ano é pouco e já elaboraram uma proposição para que se troque para dois anos de mandato. “Em um ano, tu ajusta a casa e no segundo, tu consegue ter a oportunidade de trabalhar. Este, por exemplo, foi um ano atípico e quem entrou como coordenador da sua região não conseguiu fazer nada devido à pandemia. O que se teve foi a experiência de ajuda comunitária”, salientou o coordenador.

Sobre a eleição do MTG, Vieira frisou a sua preocupação com o pleito que irá eleger o novo presidente. Ele destacou que a situação atual inspira mudança e que o movimento carece de mais união e fraternidade entre os tradicionalistas. “No próximo ano, precisaremos nos unir e nos reinventar. Não podemos prejudicar as sociedades e a função do movimento é auxiliar. É um desafio que todos os tradicionalistas irão enfrentar”, destacou.

Atualmente, a 5ª Região Tradicionalista conta com 102 entidades de 16 municípios que estão filiados ao MTG. O coordenador destacou que o MTG possui oito eventos oficiais que a região precisará cumprir. Para o primeiro semestre já está programado o Fecars, que ocorrerá em Pelotas e o Entreveiro de Peões do Estado, que está programado para ser realizado em Cachoeira do Sul, Município que integra a 5ª região. Após a eleição do novo presidente, Vieira frisou que será necessária uma reunião para debater a realização do Enart em Santa Cruz do Sul. “MTG, 5ª Região, ATS e Prefeitura precisarão sentar e conversar. Precisamos retomar as parcerias para que o evento possa ser realizado a contento. Será necessário fazer um Enart mais humanitário, afetivo e diferenciado”, frisou.

Sobre a realização de projetos através da Lei Aldir Blanc para incentivo à cultura, Vieira destacou que algumas entidades tradicionalistas já foram contempladas com o auxílio. Ele salienta que, para os projetos serem aprovados é necessário ter documentação regularizada e apoio dos municípios para intermediar o repasse dos recursos. Além disso, o coordenador destacou a necessidade de as entidades voltarem a trabalhar o quadro social para trazer o público de volta no próximo ano. “Precisamos criar algo novo que traga as pessoas para o CTG e pensar mais a parte social”, salientou, citando como exemplo a campanha Ame Juju, onde as entidades tradicionalistas auxiliaram na busca de recursos para custear o tratamento da pequena Júlia Cardoso Torres, diagnosticada com a Atrofia Muscular Espinhal (AME). Como forma de agradecimento ao apoio das entidades, a 5ª região recebeu uma cuia personalizada dos idealizadores da campanha. “Essa cuia tem um significado. Foi o reconhecimento pelo trabalho que as entidades fizeram pela sociedade, o que nos motiva a trabalhar cada vez mais. Um agradecimento tem muito valor”, destacou.

Sobre o novo governo de Santa Cruz a ser comandado pela prefeita Helena Hermany, Vieira deseja sucesso à prefeita eleita e pede que seja retomado o diálogo com os tradicionalistas. “O Município de Santa Cruz sempre ajudou, mas faltou diálogo nos últimos anos. Espero que isso mude com o novo governo pois o tradicionalismo é uma ferramenta importante para o turismo e que auxilia na arrecadação de recursos através de impostos para o Município”, disse Vieira, destacando ser importante haver uma maior atenção para o Parque de Eventos de Santa Cruz do Sul. “Santa Cruz tem um dos melhores parques em termos de área, que precisa ser valorizado e melhor cuidado”, finalizou.