Início Saúde Cemas/SAE vai promover caminhada no Dia Mundial de Combate à Aids

Cemas/SAE vai promover caminhada no Dia Mundial de Combate à Aids

Foto: Rolf Steinhaus

Uniformizados, usando máscaras e respeitando as medidas de distanciamento social, profissionais do Centro Municipal de Atendimento a Sorologia (Cemas/SAE) e estagiários da Unisc estarão participando, na próxima terça-feira, 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à Aids, de uma caminhada para dar visibilidade à luta e sensibilizar a população. Ao percorrer as principais ruas da cidade, o grupo vai oferecer orientações, além de distribuir folderes e preservativos.

Segundo a enfermeira Micila Chielle, coordenadora do Cemas/SAE, o objetivo da ação é promover o autocuidado com relação à saúde sexual, esclarecer dúvidas sobre o uso de preservativos, infecções sexualmente transmissíveis, alertar para a importância do diagnóstico precoce e dos riscos do abandono do tratamento e do diagnóstico tardio. “Pretendemos orientar as pessoas sobre a epidemia de HIV e sífilis, lembrando do uso de preservativos e da realização de testes rápidos nos serviços de saúde”, disse ela.

Santa Cruz do Sul é referência para outros oito municípios da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde quando o assunto são as infecções sexualmente transmissíveis. De janeiro de 2020 até o momento, o Cemas recebeu mais de 100 pacientes novos com diagnóstico de HIV/Aids para tratamento, mesmo em meio a pandemia da Covid-19.

A prevenção e a sensibilização sobre os agravos é fundamental, na avaliação de Micila.“Nosso objetivo com as campanhas de prevenção é evitar que novas pessoas sejam contaminadas, e possibilitar que aquelas que já estão com o vírus ativo em seu corpo sejam diagnosticadas, possibilitando o início imediato de seu tratamento, evitando maiores complicações futuras e impedindo que sem saber elas sigam disseminando as doenças!, explicou.

A caminhada terá início às 14 horas, com saída do Cemas, na Rua Thomaz Flores, 806, e término previsto para as 17 horas. Em caso de chuva, a atividade será cancelada.