Início Geral 8º BIMtz: ex-integrantes lembram a unidade militar

8º BIMtz: ex-integrantes lembram a unidade militar

Foto: Divulgação/7º BIB
Memorial ao 8ºBIMtz foi reformado para o encontro dos ex-militares

Lavignea Witt
[email protected]

Manter vivas as memórias e as mais belas histórias que fizeram parte do dia a dia. Foi com esse sentimento que ocorreu o 15º Encontro de Oficiais, Subtenentes, Sargentos, Cabos e Soldados do 8º Batalhão de Infantaria Motorizado (BIMtz), unidade militar presente em Santa Cruz do Sul de 1940 a 2004. Além da presença dos ex-militares e suas famílias, o evento contou com a banda do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB), exposição de equipamentos e almoço.


Entre os convidados, três representantes expressaram suas memórias através de depoimentos. Para o coronel Juvêncio Saldanha Lemos, é sempre uma satisfação voltar ao Batalhão e reencontrar velhos amigos. “Uso esses minutos para saudar e enaltecer esse dia de hoje, saudar os blindados que estão nos sucedendo. Mais uma vez expresso, em meu nome e em nome de todos, a satisfação de estar com todas essas gerações mais jovens”, declarou.
O presidente da Associação dos Oficiais Militares de Santa Cruz do Sul (Aomscs), Jones Alei da Silva, demonstrou satisfação pelo reencontro após dois anos sem a realização do evento. “Eu vejo o semblante de cada um de nós e percebo a alegria de quem teve o privilégio de servir no 8º Batalhão de Infantaria Motorizado, o Nosso Batalhão. E essa celebração traz, em cada um de nós, momentos maravilhosos, eu tenho certeza”, frisou.


O comandante do 7º BIB, tenente-coronel Marcelo Soares, mostrou-se muito grato pela realização do evento e a presença de todos. “Me orgulho muito em poder recebê-los nessa data. Já servi no 7º Batalhão em outras oportunidades e percebo a integração que existe entre o 7º BIB e o extinto 8º BIMtz. As instalações são as mesmas, o pessoal é quase o mesmo, mudou o nome e o transporte, mas a alma do 8º Batalhão é a mesma. E é isso que nós cultuamos no dia de hoje. Fico muito feliz por essa integração”, alegrou-se.