Início Economia Exibição de preços dos combustíveis nos postos em novo formato

Exibição de preços dos combustíveis nos postos em novo formato

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Determinação da ANP entra em vigor no próximo sábado, 7, em todo o País

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) determinou que, a partir do próximo sábado, 7, todos os postos de combustíveis do País deverão exibir ao público os preços praticados de acordo com o novo formato preconizado pela Resolução ANP 858/2021. Os revendedores terão de divulgar os valores com duas casas decimais e não mais três.


A ANP destaca que o objetivo da mudança é deixar o preço do combustível mais preciso e claro para o consumidor, além de estar alinhado com a expressão numérica da moeda brasileira. Os valores deverão ser exibidos com duas casas decimais tanto no painel de preços quanto nos visores das bombas abastecedoras.


Contudo, nas bombas, a ANP irá consentir que o terceiro dígito seja mantido, desde que seja “zero” e fique travado no momento do abastecimento. Dessa forma, os postos não precisarão trocar os módulos das bombas, o que poderia acarretar custos aos agentes econômicos. Como a terceira casa decimal estará zerada e travada, a ANP entende que não gerará dúvidas e o objetivo da regra, que é dar clareza aos consumidores, ficará mantido.