Início Educação Alunos da rede pública municipal ganham mochilas e estojos

Alunos da rede pública municipal ganham mochilas e estojos

Foto: Guilherme Neuhaus

Depois de entregar uniformes escolares aos alunos da rede pública municipal no decorrer deste ano, como forma de amenizar diferenças sociais, evitar discriminação e aliviar o orçamento das famílias, agora a Prefeitura de Santa Cruz do Sul começou a distribuir também mochilas e estojos. Duas escolas já foram contempladas na manhã desta sexta-feira, dia 17: a Emef Guido Herberts, do Bairro Várzea, e a Emef Leonel de Moura Brizola, do Bairro São João.

A distribuição, em ambas as escolas, foi uma surpresa para os alunos, que reunidos no pátio, receberam os materiais das mãos da prefeita Helena Hermany, e do secretário municipal de Educação, João Miguel Wenzel. Outra surpresa, especialmente para os pequenos, foi a visita do Papai Noel, que levou uma mensagem para as crianças, distribuiu balas e abraços e ainda participou da entrega dos itens escolares.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação (SEE) foram adquiridas seis mil mochilas a um custo de R$ 417.960,00 e nove mil estojos ao custo de R$ 189 mil. A compra foi feita com recursos vinculados de Manutenção e Desenvolvimento de Ensino (MDE) e o repasse para as demais escolas prossegue na próxima semana. Todos os estudantes da pré-escola ao 5º ano do Ensino Fundamental receberão mochilas e estojos e, a partir do 6º ano, todos ganharão estojos.


Ao se dirigir aos alunos, a prefeita Helena falou da importância dos anos dedicados ao estudo e do quanto a educação é necessária para um futuro com dignidade. “Aproveitem o tempo que vocês passam na escola e procurem aprender bem os conteúdos. As coisas materiais não são para sempre e podem nos ser tiradas a qualquer momento, mas tudo o que a gente guarda na mente e no coração, isso nada no mundo nos tira”.


Helena aproveitou ainda para fazer um agradecimento especial aos profissionais da educação, que tiveram que se reinventar durante a pandemia. “Quero fazer aqui um reconhecimento aos professores e professoras por todo o empenho que tiveram ao longo deste ano. A gente sabe o quanto o ensino híbrido foi desafiador e exigiu muita doação e esforço de todos vocês para que os alunos seguissem aprendendo e não perdessem o ano”, destacou.


No início do próximo ano letivo, também serão repassados pela SEE materiais como cadernos, lápis, canetas, borrachas, compassos, réguas, tesouras e outros itens.