Início Polícia Santa Cruz conta com delegacia especializada em crimes contra animais

Santa Cruz conta com delegacia especializada em crimes contra animais

Foto: Luiz Fernando Bertuol

Um ato realizado nessa sexta-feira na sede da Polícia Civil marcou a inauguração da Delegacia Especializada em crimes contra animais em Santa Cruz do Sul. Na ocasião, foi entregue uma viatura para a Polícia Civil adquirida com recursos da Câmara de Vereadores. O evento contou com a participação da prefeita Helena Hermany, do presidente da Câmara de Vereadores Ilário Keller; da chefe da Polícia Civil do Estado, Nadine Anflor, da vereadora ativista da causa anima, Bruna Molz, entre outras autoridades locais e do Estado.

O presidente Ilário Keller destacou que o aparelhamento da Polícia Civil e da Brigada Militar é um reconhecimento pelo trabalho que vem sendo feito na área da Segurança pública. “Precisamos aparelhar cada vez mais os órgãos de segurança no Município. Está não é a primeira vez que fiz isso enquanto no comando do Poder Legislativo”, citou. O carro, modelo Toyota Corolla Cross, foi adquirido com recursos de R$300 mil repassados pela Câmara de Vereadores e um complemento de R$150 mil da Prefeitura. Com o valor, além desta viatura ainda foi adquirido outro Toyota Corolla Coss para a Brigada Militar bem como duas motocicletas também para a BM.

A vereadora Bruna Molz, que é ativista da causa animal, se disse muito satisfeita em ter seu pedido atendido pelo delegado Luciano Menezes, com a abertura do cartório especializado em crimes como animais. “Vai ser uma importante ferramenta para que possamos combater cada vez mais as pessoas que cometem as atrocidades contra os bichinhos indefesos”, observou.

A chefe de Polícia Civil do Estado, delegada Nadine Anflor, disse que o cartório servirá como um espaço acolhedor para que os protetores saibam onde denunciar esse tipo de crime. Além disso, a delegada destacou que haverá um canal on-line, onde as pessoas também poderão se comunicar com a polícia.

“Tudo isso como uma rede de apoio, porque somente este cartório, ele não vai fazer com que a criminalidade nesta área reduza. Esse projeto é olhar diferenciado da Polícia Civil Gaúcha a esta causa e uma causa que é tão importante, porque quem maltrata os animais, maltrata também outros seres humanos, então é uma forma de prevenção”, salienta.

O contato para denúncias é o (51) 9 8464-6323. Contudo, a delegada orienta para que seja feito o registro no cartório, já que a Polícia Civil só pode agir mediante registro ou denúncia documentada. Ainda, de acordo com o delegado Regional, Luciano Menezes, o cartório irá trabalhar em parceria com o Hospital Veterinários, Ong’s, Secretaria do Meio Ambientes, bem como veterinários e cuidadores, a fim de facilitar o encaminhamento de casos. “A inauguração desse espaço representa o coroamento de um projeto, porque os policiais, tanto da 1ª quanto da 2º DP já vêm trabalhando à bastante tempo com a causa animal”, salientou.