Início Geral Aposentados e Pensionistas: orçamento 2012 e o aumento acima do salário mínimo

Aposentados e Pensionistas: orçamento 2012 e o aumento acima do salário mínimo

A Associação dos Aposentados e Pensionistas de Santa Cruz do Sul (Apopesc), através de seu presidente Germano Fernando Kelber e demais membros da diretoria, informa aos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) a possibilidade de ser incluído no orçamento de 2012 o aumento dos benefícios da classe acima do salário mínimo.
O possível aumento foi incluído no relatório preliminar do orçamento 2012 (PL 28/2011) aprovado pela Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização. O reajuste, acima da inflação, pode ser possível graças a uma alteração apresentada por senadores e deputados ao texto do relator Arlindo Chinaglia (PT-SP). Entretanto, não foi estabelecido ainda um percentual, que deve ser definido por meio de negociações entre governo, Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap), federações e centrais sindicais.
Inicialmente, o governo havia reservado no orçamento apenas a reposição da inflação deste ano pelo INPC, o que daria 5,7% de reajuste. A forte pressão feita pela Cobap no Congresso Nacional fez o relator ceder e ser mais flexível com os aposentados. A categoria reivindica 11,7% equivalentes à reposição da inflação de 2011, mais 80% do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). “Observem que quem recebe pouco acima do salário mínimo certamente irá migrar para esta faixa de benefício de 2012 com valor em R$ 622,73”, explica Germano Kelber.