Início Sem categoria Arte sacra dentro de um templo religioso

Arte sacra dentro de um templo religioso

Alyne Motta – [email protected]

A nossa imponente Catedral São João Batista por si só já é bela. Sua construção iniciou em 1º de fevereiro de 1928 sob a orientação de Simão Gramlich e, posteriormente, sob liderança do engenheiro Ernesto Matheis. Localizada na zona central da cidade, em frente à Praça Getúlio Vargas, é considerada um cartão postal.
Com 80 metros de comprimento, 38 de largura, 26 metros de altura na nave central e duas torres com mais de 80 metros, é considerado um dos maiores templos em estilo neo-gótico tardio da América Latina. Com pinturas minuciosas e vitrais coloridos, encanta quem adentra no local.
Para encantar ainda mais os visitantes, a Catedral foi brindada com a primeira parada da Mostra Fotográfica da Arte Sacra no Rio Grande do Sul. A mesma foi concebida no Mutirão de Cultura da América Latina e Caribe, realizado em fevereiro de 2010. Por a mostra ser grandiosa, ganhou itinerância.
Conforme o bispo Dom Canísio Klaus, é uma alegria receber a exposição. “É muito gratificante abrigar essas imagens numa época como Oktoberfest, que recebe visitantes de todo o estado”, declarou. “A Catedral já é uma obra de arte que, este ano, ganha um acréscimo”, garantiu o bispo.
As obras fotográficas são conhecidas da população e de fácil acesso. As imagens evidencializam o lado positivo das potencialidades e das conexões entre a arte e a religião, sendo uma rica oportunidade de mostrar o patrimônio da arte que criou e herdou, além de preservar obras para as novas gerações.
Segundo o presidente da Festa da Alegria, Luís Carlos Moritzen, a Catedral que tão bem foi divulgada merece ganhar ainda mais destaque dentro da Oktoberfest. “Ver essas imagens me encanta e tenho a certeza de que os visitantes sentiram as mesmas coisas”, declarou ele, que já visitou vários dos lugares fotografados.
No local se encontram 49 peças de artes, que contam um pouco da história dos colonizadores, além de imagens reeditadas dos passos da paixão. Ainda integram a exposição as três obras premiadas durante o Salão de Arte Sacra, uma vez que a mesma não integra originalmente a itinerância da mostra.
As imagens presentes na Catedral buscam comunicar fatos importantes que aconteceram nas missões jesuíticas espanholas, uma bagagem física e mental vivida pelos açorianos, nas cruéis circunstâncias dos escravos e nas dúvidas dos imigrantes vindos de todos os recantos do planeta.
A exposição foi organizada pela diretoria de cultura da Oktoberfest, que buscou oferecer opções fora do parque. “É importante abrir espaço para outros eventos, criando novas perspectivas para o público que vem até o município”, declarou Marli Silveira, coordenadora do Departamento de Cultura.
Este projeto é uma iniciativa da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em parceria com o Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) e da Organização Católica Latino-Americana e Caribenha de Comunicação com financiamento da Lei de Incentivo a Cultura (LIC) e Ministério da Cultura.
O lançamento oficial da exposição aconteceu na noite do dia 10 de outubro, com a presença de autoridades municipais e convidados, seguida de um concerto na Catedral. As fotografias ficam expostas até o dia 22 de outubro, sendo o horário de visitação de segunda-feira a domingo, das 8h às 19h.

Fotos Alyne Motta

A fachada da Igreja das Dores, situada em Porto Alegre


A conhecida Igreja de São Miguel das Missões também está contemplada nas imagens