Início Esportes Atleta de Santa Cruz entre os melhores do mundo

Atleta de Santa Cruz entre os melhores do mundo

Fotos: Divulgação/RJ

Almansor Vaz em vantagem durante luta: experiência no jiu-jitsu desde 1996
 
Nelson Treglia
 
Um atleta de Santa Cruz do Sul chegou à 5ª posição no ranking mundial da International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF). Trata-se de Almansor Vaz, da Alliance Jiu-Jitsu. Ele alcançou essa colocação na categoria peso médio/sênior durante o Floripa Open International, realizado em Florianópolis no dia 14 de setembro. Nesse evento, Almansor conquistou o bicampeonato em sua categoria. No absoluto, que reúne todas as categorias de peso, o atleta chegou à semifinal e terminou na 3ª colocação.
Em termos mundiais, Almansor Vaz atingiu a 30ª colocação no ranking do absoluto. Segundo o atleta, o ranking leva em consideração os últimos 12 meses, da mesma forma que acontece com o tênis. Se o lutador superar seu desempenho num determinado evento na comparação com o ano anterior, ele melhora sua pontuação no ranking. As competições que somam maior pontuação são os campeonatos Europeu e Mundial. Almansor ressalta que não poderá disputar o próximo Mundial, a ser realizado no dia 6 de outubro na Califórnia (Estados Unidos). O atleta não dispõe de recursos financeiros para participar do evento.
Em novembro, ele vai disputar o Sul-Americano em Florianópolis. O campeonato continental será relevante para que Almansor Vaz continue em destaque no ranking mundial. Almansor planeja, com recursos próprios, disputar o Europeu no mês de janeiro em Portugal. São necessários R$ 6 mil para participar do evento em Lisboa. Em 2014, a ideia é ir ao Mundial, que sempre acontece na Califórnia. O atleta pretende obter visto de um mês para permanecer nos Estados Unidos, onde, além do Mundial, disputaria mais três competições. “Eu tenho apoiadores, amigos, que me proporcionam recursos. Mas não tenho patrocinadores”, ressalta Almansor Vaz.
 
ORIGENS
 
Natural de Porto Alegre, o lutador mora há 18 anos em Santa Cruz do Sul. Ele já se considera um santa-cruzense. Pratica jiu-jitsu desde 1996, mas suas origens foram no judô, ainda na infância. Passou também pela capoeira e pelo boxe. “Me adaptei ao jiu-jitsu porque os fundamentos de chão são semelhantes aos do judô”, explica Almansor. O atleta representa a Alliance Jiu-Jitsu, uma franquia internacional com matriz na cidade norte-americana de Atlanta e presente em cerca de 70 países. Em Santa Cruz do Sul, a Alliance está na Rua 7 de Setembro, 521.
Almansor Vaz é responsável pela franquia no município e em outras cidades do interior gaúcho.  Ele tem alunos com idade entre cinco e 54 anos. A modalidade que Almansor pratica e ensina é o Brazilian Jiu-Jitsu, desenvolvido no Brasil pela família Gracie desde o início do século 20. “É uma modalidade muito técnica, onde a força não é o quesito principal”, garante o atleta de Santa Cruz. Segundo ele, os Gracie resgataram o jiu-jitsu, que era praticado por samurais e tinha sido proibido no Japão. As técnicas do Brazilian Jiu-Jitsu, atualmente, são utilizadas por lutadores de MMA. O sucesso da modalidade brasileira fez com que suas escolas chegassem, curiosamente, ao “País do Sol Nascente”, o Japão.
“Pessoas de diversas partes do mundo vêm ao Brasil para aprender a modalidade e, depois, implantá-la em seus países. Assim como brasileiros são convidados para viajar a outros países e ensinar o Brazilian Jiu-Jitsu”, completa Almansor Vaz.
 
 

Lutador de Santa Cruz (centro) em primeiro lugar no pódio