Início Geral BM realiza Plano Tático Operacional contra a criminalidade

BM realiza Plano Tático Operacional contra a criminalidade

Foto: Ana Souza
Policiais são mobilizados através de policiamento motorizado
e permanência em ponto base

Ana Souza
[email protected]

O Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP) realizou o lançamento de mais uma edição da Operação Plano Tático Operacional na tarde dessa terça-feira, 10. A ação ocorreu mesmo abaixo de chuva e contou com o emprego das equipes do curso de formação de sargentos, da Força Tática, dos policiais que atuam no setor administrativo, no policiamento ordinário e na Inteligência Policial e os alunos sargentos do Polo de Ensino de Rio Pardo.

Fotos: Divulgação/23º BPM


Reunidos na sede do 23º Batalhão de Polícia Militar (BPM), o chefe da 1ª e 4ª Seções do CRPO/VRP, major Fabrício Broll Zago, o comandante do 23º BPM, major Fábio Vilnei da Silva Azevedo; e o subcomandante, major Helcio Moisés Segú Gaira, explanaram sobre a operação, que tem por finalidade a prevenção e a coibição de delitos, aumentando a percepção e visualização da segurança pública e uma atuação específica em demandas previamente planejadas.


A operação propicia a potencialização da presença ostensiva do efetivo, que ocorre através do emprego estratégico desses policiais, enfatizou o major Zago. “Uma meta do Comando Regional é reduzir os índices criminais, tendo como priorização a repressão de crimes violentos contra a vida e contra o patrimônio, especialmente os grupos criminais priorizados pela instituição, que são o homicídio doloso e furto de veículo, sendo que 55% destes furtos ocorrem em Santa Cruz. Os policiais do 2º Batalhão Rodoviário da Brigada Militar (2º BRBM) também participaram da ação, que, mesmo com chuva, ocorreu visando evitar todos os tipos de crime”, ressaltou.


Todos os bairros serão abrangidos e os agentes mobilizados através de policiamento motorizado e permanência em ponto base. “Buscamos dar ainda mais segurança à sociedade. A cada 15 dias, nosso Comando Regional faz uma atividade em conjunto com os batalhões – 2º BPM, de Rio Pardo; 23º, de Santa Cruz; 35º, de Cachoeira do Sul e 2º Batalhão Rodoviário da Brigada Militar (2º BRBM), de Cachoeira do Sul. Buscamos, constantemente, fazer uma análise criminal com o intuito de um enfrentamento qualificado e que aponta o delito mais frequente, quais os locais e os autores, enfim, um georreferenciamento. Neste caso, se emprega o policiamento ostensivo e a base do Setor de Inteligência do batalhão. Os resultados provenientes das ações já realizadas através do Plano Tático são oriundos das ações desenvolvidas nos 31 municípios do CRPO Vale do Rio Pardo”, destacou o comandante Fábio.

Durante a Operação foram realizadas 45 ações táticas, 457 veículos fiscalizados, 761 pessoas abordadas e identificadas, confeccionados quatro autos de infrações, uma prisão em flagrante por crime de furto em estabelecimento comercial (em Cachoeira do Sul), com o emprego de 62 viaturas e 99 policiais militares.


CRPO recebe melhorias no Centro Integrado de Operações e Emergências

Junto à base foi instalada uma antena para mais alcance das transmissões

A Brigada Militar, através do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP), recebeu na tarde de segunda-feira, 9, a visita de técnicos da Equipe Externa de Manutenção do Departamento de Informática/Centro de Manutenção Tecnológico (DI/CMTec) da Brigada Militar, para aprimoramento no Centro Integrado de Operações e Emergências (Ciope 18) do 23° BPM. Junto ao transceptor da base fixa foi instalado uma antena de ganho, proporcionando maior alcance das transmissões das ocorrências policiais e melhor qualidade de recepção das viaturas.


Através da radiocomunicação, o efetivo policial encaminha mensagens de voz por ondas eletromagnéticas moduladas e codificadas até o destinatário com segurança. Segundo o comandante regional, tenente-coronel Giovani Paim Moresco, investimentos na radiocomunicação tornam o serviço policial mais eficiente e resultam em benefício direto à população.