Início Colher de Pau Bolo de Chocolate Recheado de Forno

Bolo de Chocolate Recheado de Forno

Molhadinho em cima, fofinho embaixo e com a cobertura crocante.

INGREDIENTES
100 g de margarina
2 gemas
1 1/2 xícara (chá) de açúcar
6 colheres (sopa) de chocolate em pó
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de fermento em pó
2 claras batidas em neve
Recheio
1 lata de leite condensado
1/2 litro de leite
2 gemas
2 1/2 colheres (sopa) de amido de milho
150 g de chocolate meio amargo picado
1 lata de creme de leite
Cobertura
300 g de chocolate meio amargo picado

MODO DE PREPARO
Numa batedeira coloque 100g de margarina, 2 gemas 1 1/2 xícara (chá) de açúcar e bata bem até formar um creme claro e fofo (10 minutos). Desligue a batedeira, adicione 6 colheres (sopa) de chocolate em pó, 2 xícaras (chá) de farinha de trigo, 1 xícara (chá) de leite, 1 colher (sopa) de fermento em pó e bata até formar uma mistura homogênea (5 minutos). Desligue a batedeira, acrescente 2 claras batidas em neve e misture delicadamente. Coloque em uma assadeira untada e enfarinhada metade da massa de chocolate (feita acima). Faça um pequeno furo no saco e espalhe o recheio de chocolate com cuidado sobre a massa, e cubra com o restante da massa de chocolate. Leve ao forno médio pré-aquecido a 180°C por 1 hora. Retire do forno e deixe esfriar.
Recheio
Coloque numa panela 1 lata de leite condensado, 1/2 litro de leite, 2 gemas 2 1/2 colheres (sopa) de amido de milho e leve ao fogo médio até engrossar. Desligue o fogo, adicione 150 g de chocolate meio amargo picado e misture até derreter o chocolate. Deixe esfriar e acrescente 1 lata de creme de leite.
Cobertura
Retire 2 xícaras (chá) de creme de chocolate (feito acima), coloque numa panela e adicione 300 g de chocolate meio amargo picado. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até o creme deslizar da colher (6 minutos). Reserve. Coloque o restante do creme de chocolate num saco plástico e reserve.
Montagem
Desenforme o bolo num prato de servir, cubra com a cobertura de chocolate (reservado acima), decore com granulado de chocolate e sirva em seguida.
FONTE: www.cybercook.com.br

Dica da Semana

Chocolate em pó X achocolatado
Para uso culinário ou bebida, normalmente se usa a versão em pó do chocolate. O achocolatado possui 70% de sacarose ou outros açúcares e apenas 30% de cacau em pó. Já o chocolate em pó possui uma maior concentração de cacau e pouco ou nenhuma adição de açúcar. Portanto vale a pena ficar de olho no rótulo para ter esta noção. Outro fator importante é se você utiliza o achocolatado em suas receitas. Além de adicionar uma quantidade exorbitante de açúcar, em caso de um bolo, ele vai demorar mais para assar. Então vale a pena prestar atenção na receita se está pedindo chocolate ou achocolatado e fazer o balanceamento para ela não desandar.