Início Geral Câmara de Vereadores: ex-vereadoras recebem homenagem da Casa

Câmara de Vereadores: ex-vereadoras recebem homenagem da Casa

Foto: Divulgação/RJ
Atuais e ex-integrantes da Câmara convocaram
mais mulheres para atuar na política santa-cruzense

Uma reunião solene, realizada na última segunda-feira, proposta pela vereadora Nicole Weber (PTB), fez homenagem às mulheres ex-vereadoras do município. A solenidade marcou a passagem do Dia Nacional da Mulher, que transcorre neste sábado, 30. Oito das 11 ex-parlamentares estiveram presentes. A prefeita Helena Hermany (Progressista) estava em Brasília e encaminhou um ofício ao Legislativo, justificando sua ausência e se somando à iniciativa.


Nicole lamentou a falta de representatividade do público feminino no Legislativo de Santa Cruz do Sul. “Somos a maioria do município, cerca de 54% da população, e temos apenas duas mulheres representantes. Ao longo da história, dos 425 eleitos desde 1947, foram apenas 13 vereadoras. Precisamos de mais mulheres na política, aumentando a nossa representatividade”, conclamou.
A deputada estadual Kelly Moraes (PL) falou em nome das homenageadas e destacou o trabalho realizado por todas as vereadoras que abriram o caminho com um trabalho árduo. Frisou que sempre priorizou políticas públicas para mulheres. A primeira vereadora de Santa Cruz, Glória Maria Jacobus, falou de improviso e salientou que a educação é essencial para mudar a realidade do município e que os parlamentares precisam ter isso como prioridade.


A solenidade foi conduzida pelo presidente Rodrigo Rabuske (PTB). Além de Kelly Moraes e Glória Jacobus, foram entregues certificados em homenagem para as ex-vereadoras Sonia Marli Kessler, Sidônia Goerck, Nubia Bruch, Marla Hansen, Rejane Henn e Solange Finger. Isaura Vani Molz e Nelsi Hoff Müller, assim como Helena Hermany, não puderam comparecer. Rabuske ainda entregou um certificado para as atuais vereadoras Bruna Molz e Nicole Weber.

Seis projetos aprovados na reunião ordinária

A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul realizou três reuniões na segunda-feira, 25. Além da homenagem às ex-parlamentares, houve um debate com representantes da concessionária Rota de Santa Maria sobre a situação da RSC-287, que tem apresentado seguidos congestionamentos nas praças de pedágio e onde ocorreu o fechamento de acessos para bairros e loteamentos, descontentando moradores do município.
Na reunião ordinária do Legislativo foram aprovados seis projetos, sendo um da própria Casa e cinco de autoria do Executivo Municipal. O veto da prefeita Helena Hermany (Progressistas) ao projeto do vereador Francisco Carlos Smidt (PSDB), que pretendia estender para 18 anos o prazo de vida útil dos veículos de transporte escolar, foi acolhido por 13 votos a quatro e a matéria não será promulgada.


Foram aprovadas as aberturas de crédito especial de R$ 237.996,82, para custear despesas da Secretaria Municipal da Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte, e de R$ 1.000.794,65, à pasta de Desenvolvimento Econômico e Turismo. O projeto que dispõe sobre o licenciamento ambiental e construtivo para a instalação de estruturas de suporte das estações de rádio base também recebe o aceite da Câmara.
O Legislativo ainda aprovou a cedência de imóvel à Associação de Projeto Educacional e Social para Crianças e Adolescentes (Aesca). De autoria da vereadora Bruna Molz (Republicanos), foi aprovada a proposta de alteração da lei que dispõe sobre o controle de animais e zoonozes.