Início Geral Campanha incentiva doação de materiais de construção e móveis em Santa Cruz

Campanha incentiva doação de materiais de construção e móveis em Santa Cruz

Foto: Divulgação/Secom

A Secretaria Municipal de Habitação (SEHAB) recebeu mais apoiadores em seus projetos de auxílio a famílias carentes do município. A Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos de Santa Cruz (Seasc), através de um edital de fomento do Conselho de Arquitetura (CAU/RS), criou a Campanha Solidariedade que Constrói, que incentivará pessoas e empresas para que doem móveis e materiais de construção em bom estado, e que tenham sobrado de obras, para o Banco de Material de Construção e o Banco de Móveis, desenvolvidos pela SEHAB.

A secretária da pasta, Aretusa Scheibler, avalia a importância da soma de esforços. “Estamos muito felizes em poder contar com o apoio do Conselho, e juntos desenvolvermos políticas públicas que vão ao encontro das necessidades da nossa comunidade”, avaliou.

De acordo com a arquiteta e presidente da Seasc, Patrícia Lopes Silva, essa ação busca divulgar e fortalecer o Banco de Materiais de Construção para que o município possa dispor desses materiais para auxiliar as famílias carentes na instalação de pias e banheiros. “Neste momento de pandemia, as desigualdades acabam por ficar ainda mais explícitas e nós temos que buscar a democratização da arquitetura, para que ela possa chegar aos bairros e comunidades levando dignidade para as pessoas”, afirmou.

A fase inicial do projeto busca o apoio de toda a comunidade para doação de materiais. A segunda fase será o desenvolvimento dos projetos novos ou de melhorias pelos arquitetos, organizados pela SEASC e CAU, e, a terceira etapa será a execução deles por parte da Prefeitura Municipal.

Também apoiam a ação o Sindicato das Indústrias da Construção Civil (Sinduscon) e Associação do Comércio de Material de Construção(ACOMAC). As pessoas que tiverem materiais para doação podem entrar em contato pelo telefone 3715-1895, e agendar a retirada pela equipe da Prefeitura.