Início Cultura Casa das Artes abrigará mais uma exposição

Casa das Artes abrigará mais uma exposição

Foto: Mariana Wartchow
Cofre da Casa das Artes será o local da exposição Conchas e Revelações

O ano começou a mil na Casa das Artes Reginas Simonis. O espaço, na Rua Marechal Floriano Peixoto, 651, além de abrigar a exposição do livro de Dom Quixote através de 20 gravuras assinadas pelo artista plástico gaúcho, Vasco Prado (1914-1998), terá mais uma para ser visitada. Hoje, dia 5, a partir das 10h30, abre a mostra Conchas e Revelações e que ficará no local até o dia 3 de março, através da realização da Associação Pró-Cultural de Santa Cruz do Sul, tendo como diretor cultural Danúbio Zitzmann.


Conchas e Revelações é uma exposição de instalação artística com esculturas e fotografias da artista Mariana Wartchow, e que irá ocupar o espaço do cofre da Casa das Artes. A curadoria está a cargo de Carolina Knies. As obras estarão à venda e a exposição poderá ser visitada de terças a sextas, das 10h às 17h30, e aos sábados, das 10h às 14h. A entrada é franca.


A artista Mariana Wartchow nasceu em 1981, em Porto Alegre. De família santa-cruzense, morou na cidade até os 18 anos. É graduada em Artes Visuais com Licenciatura pela UFRGS. Integra o grupo de pesquisa CNPq Poéticas da Participação, vinculada ao Instituto de Artes da UFRGS, além de participar do projeto de extensão Lumen 2022 da UFRGS. Hoje, vive e desenvolve seu trabalho em seu ateliê na cidade de Viamão-RS. Trabalha, principalmente, com cerâmica e fotografia. Na primeira, busca inspiração nas formas e na queima artesanal para estabelecer uma conexão entre mente, natureza e matéria. Na segunda, são os processos antigos e baseados em elementos naturais, como a antotipia, que mais lhe interessam. A arte que conecta com a ancestralidade, natureza, contemplação e espiritualidade, são suas linhas de reflexão e pesquisa.


Em 2006, a Casa das Artes Regina Simonis recebeu a artista que apresentou uma mostra individual Exposição Índia Brasil. Em 2021, Mariana também ofereceu a oficina de Esferas de Argila, realizada pelo projeto Reviravolta Cultural e organizado pela Associação Pró-Cultura de Santa Cruz do Sul, também na Casa das Artes Regina Simonis.

Ser Vaso na Loja Jaque Pizzatto

E a cultura está em alta com mais uma mostra no dia 8. Intitulada Ser Vaso, a exposição e comercialização de peças da artista Mariana Wartchow, com realização de Jaque Pizzatto Art & Decor, estará aberta até o dia 3 de março, na Loja Jaque Pizzatto, Rua Galvão Costa 356, em Santa Cruz do Sul. A visitação poderá ser feita de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h, e aos sábados, das 9h às 12h.


Em suas palavras, a expositora Mariana destacou Santa Cruz do Sul e a importância do trabalho realizado. “Santa Cruz é um lugar importante, cresci em Santa Cruz e enquanto morava na cidade iniciei minha prática com a cerâmica. São 28 anos de experiência. Nasci em Porto Alegre, mas morei aqui até finalizar o ensino médio. Tenho família na cidade, mas atualmente moro em Viamão em um Centro Budista. Os trabalhos que levo para Santa Cruz nas duas exposições foram feitos em sua grande maioria durante o período de isolamento da pandemia. São trabalhos bem distintos, mas carregam em comum a relação com a contemplação e meditação durante a sua produção. Isso se percebe na escolha pelos processos e referência constante na natureza. Estou muito feliz em poder trazer esses trabalhos ao público, em especial em Santa Cruz que faz parte da minha história pessoal. Na pandemia ‘mergulhei’ no atelier. E poder mostrar meu trabalho é uma celebração, mas também oportunidade de reflexão sobre a vida, sua fragilidade e resistência… E para mim, a matéria cerâmica fala muito sobre isso”, destacou.

Legenda: Cofre da Casa das Artes será o local da exposição Conchas e Revelações

Legenda: Mostra, na Loja Jaque Pizzatto, traz as peças de Mariana Wartchow em destaque