Início Cultura Casa das Artes Regina Simonis comemora os seus 100 anos

Casa das Artes Regina Simonis comemora os seus 100 anos

Construção localizada no coração de Santa Cruz do Sul completa centenário com programação que inclui exposição de obras de arte e bate-papo sobre o mundo da moda e estilo


LUÍSA ZIEMANN
[email protected]

Tradicional e imponente figura do cenário do centro de Santa Cruz do Sul Crédito: Luísa Ziemann


Um século atrás um imponente prédio se erguia bem no coração de Santa Cruz do Sul. Não bastasse a estrutura chamar atenção por sua arquitetura e magnificência, o destino que esse prédio teria anos após a sua construção o tornaria ainda mais atrativo: abrigar a Casa das Artes Reginas Simonis. Para celebrar o aniversário do edíficio, localizado na esquina das ruas Marechal Floriano e Júlio de Castilhos, será realizado amanhã e sexta-feira o evento beneficiente Arte na Vitrine Larissa Carneiro. As vagas são limitadas, e o ingresso, que é válido para os dois dias, custa R$ 150.
A exposição promete unir cultura, arte, moda e estilo em um só lugar. Sob curadoria de Juliane Mai e produção cultural de Maria Celita Scherer, amanhã, das 19h30 às 21h30, haverá degustação de petiscos e espumantes e um desfile de moda inédito, que marcará o lançamento da coleção de inverno da Loja Larissa Carneiro. Na ocasião ainda serão sorteadas obras de arte com certificado de autenticidade. Já na sexta-feira, das 20h às 21h, Larissa – que é consultora de imagem – irá comandar um bate-papo sobre mitos e verdades no mundo da moda e estilo. Os participantes ainda concorrem a uma consultoria personalizada com a designer.
A exposição, que visa apoiar o centenário da Casa das Artes, através de ação beneficente, já está em atividade desde setembro de 2021, na Loja Larissa Carneiro. Conforme Juliane, as telas fizeram parte da vitrine e do ambiente de Larissa por cinco meses, mostrando que a arte interage com a moda e com o processo de autoestima e autoconhecimento. As artistas responsáveis pelas obras do Arte na Vitrine são: Marostega, Traudi Meurer, Elusa Borowski Morsch, Silvani Gassen Dal Forno e Juliane Mai, sob curadoria de Juliane.
De acordo com a curadora, a mostra foi projetada para mostrar que moda, estilo e arte se complementam, tendo como ponto central o belo. “As artistas escolhidas são residentes em Santa Cruz, com currículos e premiações internacionais, e o conceito da loja e da consultoria Larissa Carneiro vem de encontro a tudo que esse grupo visual se propõe: ter seu estilo único, tanto nas telas e esculturas, quanto na maneira de ser e vestir”, explica Juliane.
Aproveitando que os 100 anos da Casa das Artes são comemorados ainda em março, no mês da mulher, a Associação Pró-Cultura, mantenedora da Casa das Artes Regina Simonis, pensou em um evento que homenageasse a classe. Por isso a escolha da mostra, que tem tudo a ver com o sexo feminino, e valoriza obras de arte produzidas somente por artistas mulheres. Quem tiver interesse em prestigiar o evento deve garantir sua reserva através do WhatsApp da Casa das Artes, (51) 98923 7808 ao custo de R$ 150. O evento tem como parceiros Aero Burger, Dermatologe, Florense, Jorge Bischoff, Le Clér, Roccia e como apoiadores o Atelier Márcia Marostega, Dudees Dance e Laura Nobre.