Início Geral Cisvale e Apesc vão identificar variantes do coronavírus

Cisvale e Apesc vão identificar variantes do coronavírus

Foto: Igor Flamel

Clarice Pacheco
[email protected]

A ciência é movida por perguntas. E a busca de respostas tem motivado pesquisadores da área da saúde da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) a identificar as variantes do Sars-Cov-2 que estão em circulação pelo Vale do Rio Pardo, buscando se são as mesmas que ocorrem em outras localidades e se há alguma cepa ainda não detectada na região e no Estado. Para a execução do estudo, foi assinado, nessa sexta-feira, 11, um acordo de cooperação técnica entre o Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) e a Associação Pró-ensino de Santa Cruz do Sul (Apesc), mantenedora da Unisc.

A pesquisa identificará as variantes genéticas em circulação nos 17 municípios da região de abrangência do Cisvale, de forma que se possa adotar medidas adequadas para a preservação da saúde pública. O coordenador do projeto, médico infectologista Marcelo Carneiro, lembrou que o primeiro caso de Ômicron registrado no Rio Grande do Sul foi em Santa Cruz. “Estamos falando em pesquisa molecular e, por aqui, somos a única universidade que vem fazendo essa análise”, destacou.

O acordo prevê que serão incluídos todos os testes de antígeno positivo realizados no Vale do Rio Pardo durante o período de coleta de dados até completar 150 indivíduos. Os pacientes que aceitarem participar do estudo terão novo exame recolhido e encaminhado ao Laboratório de Diagnóstico Molecular do TecnoUnisc, para sequenciamento e análise das variantes genéticas.

O estudo tem apoio financeiro da Philip Morris Brasil, nos moldes do projeto anterior, que mensurou a prevalência do novo coronavírus na região. “O evento reforça o comprometimento que a empresa tem com a comunidade regional”, sublinha o gerente de Logística da PMB, Felipe Telöken. “Hoje, é a perfeita demonstração da tríplice hélice, que reúne Poder Público, universidade e empresa”, frisou o reitor da Unisc, Rafael Henn.

O presidente do Cisvale e prefeito de Rio Pardo, Edivilson Brum (MDB), também exaltou a parceria. “A Philip Morris Brasil vem apoiando Santa Cruz e a região, e a Unisc saiu do mundo acadêmico para acolher a comunidade em seu momento mais difícil que tem sido os dois últimos anos de pandemia e que trouxe um aprendizado importante, que precisa ser compartilhado com as comunidades”, definiu. O evento na sede do Cisvale, em Santa Cruz, contou com chefes de executivos e secretários municipais de saúde.

Galeria dos presidentes recebe foto da prefeita Helena

Na semana em que celebramos a luta das mulheres por mais protagonismo em todos os setores da sociedade, e em que lembramos da importância de avançarmos ainda mais nessa pauta, o Cisvale prestou uma homenagem à prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany. Responsável pela gestão do Consórcio no último ano de 2021, ela teve sua foto inaugurada na galeria de presidentes.

Única presidente da história de 16 anos do Cisvale, Helena ficará marcada pela aprovação do Centro Regional em Autismo, que deve entrar em atividade neste ano. Sua gestão também foi responsável pela retomada dos mutirões de atendimentos médicos e procedimentos ambulatoriais.

“Foi um trabalho em conjunto. Foi com a preocupação de cada um, a opinião e sensibilidade de todos os prefeitos, da universidade, entidades e da comunidade, que conseguimos passar por este ano e ter diversas conquistas na gestão. Agradeço ao fundamental apoio da equipe do Cisvale”.

Além da homenagem para Helena, o presidente do Cisvale, Edivilson Brum, e prefeitos dos municípios integrantes do Consórcio também entregaram flores para secretárias de Saúde e servidoras mulheres que estavam presentes no ato dessa sexta.