Início Geral Senai ganha nova estrutura

Senai ganha nova estrutura

Foto: Sara Rohde

Instituição que celebra 70 anos neste mês foi adequada às tecnologias atuais

Sara Rohde
[email protected]

Um espaço amplo, moderno, com acessibilidade e que envolve a sustentabilidade. A nova estrutura do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Santa Cruz do Sul, localizada no mesmo endereço, Avenida Gaspar Bartholomay, 350, foi apresentada na manhã dessa quinta-feira, 10, para convidados e imprensa.

A reformulação do Centro de Formação Profissional Carlos Tannhauser contou com um acréscimo em termos de área construída, somando mais 770 metros quadrados ao espaço já existente. O novo ambiente oferecerá aos alunos praticidade, tecnologia avançada e estimulará o ensino, já que está adequado à realidade e atualidade da indústria, com ferramentas que se encaixam com as necessidades de aprendizado.

Para o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul, Gilberto Porcello Petry, o evento foi ao encontro com os objetivos da Fiergs, pois permitiu mostrar uma das razões que motivam o trabalho da instituição, “cuidar do futuro da indústria gaúcha, qualificando o trabalhador, gerando oportunidades e renda, portanto, viabilizando o desenvolvimento econômico e social”.

Inaugurar as novas instalações do Senai é uma grande satisfação, pois são sete décadas de história, destacou o diretor regional do Senai-RS, Carlos Trein. “As adequações realizadas nas estruturas e nos ambientes de laboratório aproximam o Senai de Santa Cruz à realidade da tecnologia da indústria 4.0”.

Poder mostrar à comunidade as novas instalações após quase dois anos depois de encerradas as obras é um momento de alegria, disse o gerente de Operações do Senai de Santa Cruz, Daniel Machado. “Ficamos muito felizes com esse momento. Estamos abrindo um novo ciclo com uma escola Senai que, além de reformada, modernizada e renovada, conta com tecnologia, inovação e ferramentas veiculadas com equipamentos, tecnologia e metodologia para que a gente possa formar bons profissionais para atuarem no segmento da indústria”.

70 anos de história em Santa Cruz e 80 anos no Brasil

E uma data especial foi escolhida para a inauguração do espaço, já que neste mês o Senai de Santa Cruz completa 70 anos do início da primeira turma de alunos. O mês de janeiro também marcou uma data importante de celebração da instituição no Brasil, já que foram comemorados 80 anos de história contribuindo para a educação e qualificação de jovens e adultos, além de fortalecer o cenário industrial e o desenvolvimento do País.

NOVA ESTRUTURA

As novas instalações contam com um laboratório de solda – inclui 14 boxes com sistema de exaustão individualizado, equipamentos que permitem a realização de operações de soldas em processos MIG, MAG, TIG e eletrodo revestido e tratamentos térmicos. O espaço oferece ainda local para oficina de manutenção mecânica industrial, equipada com ferramental e kits didáticos, que permitem ao aluno desenvolver o aprendizado prático alinhado à realidade da indústria local. Também inclui uma sala de aula para até 40 pessoas.

A estrutura já existente passou por modernização. Entre as novidades, o SenaiLab – um Espaço Maker, onde o aluno pode experienciar e prototipar soluções, com ferramentas, máquinas em miniatura que simulam processos convencionais de usinagem, impressoras 3D, máquina de corte e gravação a laser, prototipadoras de placas eletrônicas, kits Lego e até mesmo um robô industrial que permite o aprendizado em programação e operação de robôs.

Laboratórios de elétrica predial e industrial, de eletrônica, hidráulica e pneumática, automação, usinagem CNC, metrologia, solda, além de laboratórios de informática, mini auditório e salas de aula fazem parte da unidade do Município.