Início Editorial Clarividência: em busca de respostas

Clarividência: em busca de respostas

Um dos filmes icônicos do diretor estadounidense Stanley Kubrick, “O Iluminado” completa 40 anos de seu lançamento em 2020. É um grande clássico do horror, baseado na obra literária do também norte-americano Stephen King. A popularidade do filme mantém-se significativa ao longo dos anos: no site do Internet Movie Database (IMDb), “O Iluminado” recebeu mais de 875 mil avaliações, com nota média geral superior a 8 pontos (numa escala de 0 a 10).

Leiam a sinopse do filme, segundo a Wikipédia: “Jack Torrance, um escritor e um alcoólatra em recuperação, aceita um emprego como zelador fora de época de um hotel isolado chamado Hotel Overlook. Seu filho possui habilidades psíquicas e é capaz de ver coisas do passado e do futuro, como os fantasmas que habitam o hotel”. Jack Torrance é interpretado pelo famosíssimo ator Jack Nicholson, em uma de suas grandes performances.

O filme (vale ressaltar que se trata de uma história ficcional) acaba examinando uma questão ainda não muito clara para a humanidade: aonde pode chegar o poder de uma mente? Em “O Iluminado”, essa pergunta tenta ser respondida através do personagem Danny Torrance (interpretado por Danny Lloyd), um menino que, entre outros dons parapsicológicos, detém a capacidade de precognição.

Conforme o Google, precognição significa “clarividência relativa a acontecimento, condição, ato, situação, estado etc. ainda não vivido”. Em uma cena de “O Iluminado”, Danny Torrance está observando outro personagem, adulto, e faz uma leitura telepática do pensamento deste adulto. Curiosamente, segundos depois, este adulto acaba falando a mesma frase que o garoto havia “ouvido” mentalmente.

O filme apresenta outros momentos “iluminados” como esse que descrevemos acima. Embora a cultura humana esteja repleta de casos que apontam para uma “clarividência”, ainda existe um certo tabu na abordagem desta questão. Enfim, é preciso evoluir para encontrarmos mais respostas.