Início Geral Comemorações da Semana da Pátria iniciam nesta quarta-feira

Comemorações da Semana da Pátria iniciam nesta quarta-feira

Pixabay

A Semana da Pátria, em Santa Cruz do Sul, será oficialmente aberta na próxima quarta-feira, dia 1º de setembro. A cerimônia terá início às 8h30, na Praça da Bandeira, com a presença de autoridades civis e militares, demais representantes da comissão organizadora e comunidade em geral.

O fogo simbólico da Pátria, que chegou de Venâncio Aires no último dia 16, trazido pela Liga de Defesa Nacional (LDN), e que desde então permanece guarnecido no quartel do 7º BIB, será levado à Praça da Bandeira pelo efetivo de corredores do Corpo de Bombeiros, escoltado pelas forças de segurança. No local será acesa a pira e a cerimônia contará com a participação da banda do 7º BIB.

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Marcelo Corá, em razão da pandemia, este ano não haverá novamente o desfile cívico do dia 7 de setembro. No lugar da tradicional parada, será realizado um circuito cívico englobando as praças da Catedral, da Bandeira e da Estação Férrea. “Como não teremos o desfile este ano, essa foi a forma que encontramos para dar visibilidade a um momento tão importante para a sociedade brasileira, como é a Semana da Pátria. Teremos exposição de blindados nas praças da Catedral e da Estação e tendas com símbolos da Pátria, armamentos e equipamentos do Exército. E na Praça da Bandeira diariamente teremos a hora cívica pela manhã e à tarde”, disse.

Conforme a programação, de 1º a 7 de setembro, as horas cívicas serão realizadas todos os dias na Praça da Bandeira, às 8h30 e às 17 horas e o fogo será guarnecido por representantes das entidades que compõem a comissão organizadora. Já nas praças Getúlio Vargas (Catedral) e Siegfrid Heuser (Estação), até domingo, dia 5, haverá exposição do 7º BIB, das 10h às 15h. Na primeira haverá tocata da banda diariamente às 11 horas e na segunda, a partir do dia 2, às 14h. Já para o encerramento da Semana da Pátria está prevista uma cerimônia na terça-feira, dia 7, às 16h30min , na Praça da Bandeira, com a extinção do fogo simbólico.

Nesta edição, a Semana da Pátria tem como tema nacional o Hino Brasileiro e como tema regional a Força Expedicionária Brasileira e a Participação dos Gaúchos na 2ª Guerra Mundial. Já o tema municipal é Profissionais da Saúde e da Educação: Heróis Brasileiros, Exemplos de Luta e Superação e o homenageado é o médico infectologista e professor universitário Marcelo Carneiro, por sua atuação durante a pandemia de Covid-19.

A comissão organizadora da Semana da Pátria 2021 é formada pela Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul, 7º Batalhão de Infantaria Blindado, Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo, 23º Batalhão de Polícia Militar, 6ª Coordenadoria Regional de Educação, Corpo de Bombeiros Militar de Santa Cruz do Sul, Comando Rodoviário de Santa Cruz do Sul, Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), Grupo Escoteiro Santa Cruz – 181, Grupo Escoteiro MacLaren e Grupo Escoteiro Marista São Luiz.

Por: Prefeitura de Santa Cruz do Sul