Início Sem categoria Processo de imunização seguirá em Santa Cruz, após meta concluída

Processo de imunização seguirá em Santa Cruz, após meta concluída

Secretária de Saúde explicou que haverá pessoas que completarão 18 anos nos próximos meses ou virão de outros municípios e terão direito ao imunizante

Ricardo Gais
[email protected]

Foto: Rolf Steinhaus/Arquivo

Após dar início à vacinação de jovens acima de 18 anos contra a Covid-19 na quarta-feira, 25, Santa Cruz do Sul chegou à marca de 100,18% de imunizados. Conforme a Prefeitura Municipal, esses são números baseados em uma estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e como o Sistema Único de Saúde (SUS) tem acesso universal aos dados, pessoas de outros municípios podem ter se imunizado em Santa Cruz. No entanto, espera-se vacinar todo o público apto residente ainda neste mês.

Conforme a secretária municipal de Saúde, Daniela Dumke, o processo de vacinação contra a doença não deve ter conclusão, isso porque pessoas de outros munícipios podem vir morar em Santa Cruz, e caso não estiverem imunizadas, devem ser vacinadas no Município. “Outras pessoas completarão 18 anos e terão acesso à vacina, algumas estarão de passagem pelo Município e também terão portas abertas para se vacinar, de acordo com o previsto pelo Ministério da Saúde. No entanto, espera-se contemplar 100% do número populacional acima de 18 anos estimado pelo IBGE ainda neste mês de agosto”, explicou.

Dumke pontua que está se registrando uma grande procura dos jovens pela vacina, o que é percebido pelas equipes de saúde nos pontos de vacinação. “No entanto, é sempre válido reforçar o convite para que possamos imunizar a todos o mais breve possível”, enfatizou.

Para que todos, entre jovens e adultos, recebam a primeira dose ou completem o esquema vacinal, a secretária lembra que o Município está disponibilizando, em diferentes momentos e locais, a vacinação no horário do meio-dia e também após as 17h. “Também foram registrados diversos sábados de vacinação e, eventualmente, até mesmo domingos. Seguiremos oportunizando a vacinação em horários alternativos e traçando estratégias e parcerias com empresas que possam sensibilizar seus colaboradores a se vacinarem”, sublinhou.

Dumke salientou que buscas ativas estão sendo realizadas com aqueles que ainda não se vacinaram através das Estratégias de Saúde da Família (ESF). “O mesmo ocorre com aqueles em atraso vacinal com a segunda dose, por meio de telefonema e visita domiciliar”. Quem está em falta com a segunda dose, a secretaria salienta que as vacinas estão disponíveis em diferentes pontos da cidade, e o Município se desloca com equipes de vacinação para aquelas residências onde existam pessoas incapazes de sair de casa por algum motivo de saúde, como no caso dos acamados.

Assim como a vacinação tem um bom resultado na área urbana, no interior de Santa Cruz as unidades de saúde têm particularidades próprias, e já conhecem a população devido ao vínculo construído com os trabalhadores dos postos, conta Daniela Dumke. “São fatores que proporcionam maior conhecimento e acompanhamento local. Dessa forma, as equipes têm trabalhado também na vacinação, avaliação e aconselhamento daqueles que residem no interior, conseguindo bons resultados na imunização”.

Com a celeridade e grande ampliação da campanha de imunização, um dos resultados mais positivos e que trazem alivio à população é a queda no registro de óbitos e casos de Covid-19 no Município. Para se ter uma ideia, a última morte confirmada por coronavírus em Santa Cruz foi em 6 de agosto, desde então já são 21 dias sem registros. E o total de casos diários está em menos de dez. A secretária agrega esse fator ao avanço da cobertura vacinal da população. “Assim, percebe-se a diminuição dos indicadores, tanto de internações como óbitos, ou seja, diminui a gravidade da doença”.

Para quem já está imunizado, a secretária de Saúde pontua que é necessário manter os cuidados de distanciamento, uso de máscara e álcool em gel. “Importante destacar que cuidem de sua carteira de vacinação ou então utilizem do aplicativo ConecteSUS, para que tenham consigo a informação da vacinação sempre disponível”, disse.

Sobre a aplicação de terceira dose, como já anunciado pelo Ministério da Saúde, a secretária informa que a pasta ainda não recebeu orientações concretas do Governo do Estado, com isso não há previsão de início desta etapa.