Início Geral Comércio projeta crescimento de 5% com o Dia dos Pais

Comércio projeta crescimento de 5% com o Dia dos Pais

Elevação dos preços dos combustíveis impactará as vendas, mas estimativa de ticket médio é de R$ 200,00

Banco de Imagens/RJ
Vestuário está entre os segmentos preferidos pelos filhos para presentear os papais

O Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul (Sindilojas-VRP) estima crescimento na faixa dos 5% para as vendas do Dia dos Pais. A data será celebrada no segundo domingo deste mês, 14, e a estimativa é baixa em razão da alta dos preços dos produtos, motivada pela elevação no valor do óleo diesel, que impacta os dos fretes das mercadorias.


A perspectiva da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS), contudo, é positiva. O bom desempenho do Dia das Mães e do Dia dos Namorados (data que se firma no calendário como uma grande oportunidade de negócios para o varejo) ajuda a elevar as expectativas do ano, confirmando a retomada econômica no setor.


“Embora o crescimento deva ser menor (para as vendas de Dia dos Pais) na comparação com a data do ano passado, há uma tendência positiva, que prevê um ticket médio de R$ 200,00 por compra. Os itens mais procurados deverão ser nos segmentos de vestuário, calçados, perfumes, acessórios, materiais de escritório e informática, bem como, comunicação”, projeta o presidente do Sindilojas-VRP, Mauro Spode.


Dois fatores ligados à economia deverão impulsionar as vendas. “O aumento das transferências do governo federal, como o Auxílio Brasil, e a redução do imposto sobre gasolina, energia elétrica e telecomunicações ajudaram a elevar o poder de compra do consumidor”, pondera o dirigente.


Spode aponta, ainda, outros fatores que tendem a impactar a comercialização de forma positiva. “Atendimento aliado à variedade de produtos e à possibilidade de parcelamento das compras podem fazer a diferença na compra. Há uma projeção de que 65% dos consumidores irão parcelar suas compras. As vendas à vista devem responder por 35% das operações”, prevê o presidente do Sindilojas.