Início Saúde Coomcat alerta para descarte irregular de lixo

Coomcat alerta para descarte irregular de lixo

Além de agulhas e seringas, um teste de Covid-19 já foi encontrado em meio ao material

Ricardo Gais
[email protected]

A Cooperativa de Catadores e Recicladores (Coomcat) de Santa Cruz do Sul está alertando a comunidade para que não descarte junto ao material reciclável, ou até mesmo na cooperativa ou usina de reciclagem, objetos cortantes e perfurantes como agulhas e seringas, pois além de não serem recicláveis, são um perigo para os catadores que podem se contaminar com alguma doença.

Seringas e agulhas são deixadas em grande volume. Divulgação



Conforme relatou a coordenadora de produção, Vera Lúcia Flores da Rosa, que já possui 20 anos de experiência, essas situações ocorrem com frequência, mas durante a pandemia, o volume desses materiais vem aumentando gradativamente. “O pessoal deixa aqui agulhas, máscaras e luvas. A gente não sabe de onde vem essas coisas, mas são deixadas em grandes volumes”, disse. Duas catadoras da cooperativa já tiveram contato com agulhas e precisaram ser encaminhadas ao hospital para realização de exames, contou.

Vera: “Máscaras e luvas também são descartadas aqui, mas a gente não reutiliza”. Foto: Ricardo Gais



No local, também já foi deixado teste para detecção de Covid-19. De acordo com Vera, isso é muito perigoso, pois o material pode estar contaminado e assim adoecer aquele que entrar em contado com ele. “As pessoas têm que se conscientizar que a gente pode ser contaminado e para nós isso é apavorante, não sabemos se o teste está positivo”, lamentou.

Como as campanhas de conscientização não podem ser realizadas na rua em virtude da pandemia, a Coomcat busca outros meios de comunicação, como redes sociais e a mídia, para alertar a população sobre o que pode e o que não pode ser descartado na cooperativa. “Mesmo com os cuidados que a gente tem, não estamos totalmente protegidos, então a comunidade tem que ter esse cuidado da separação dos resíduos, pois na hora da separação do material não sabemos o que há dentro das sacolas, o que pode ser perigoso”, orienta Vera.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass), orienta a quem faz uso de seringas e medicamentos em casa para que tenha consciência de que se trata de um material contaminado e precisa ser descartado corretamente. Agulhas, seringas e medicamentos podem ser levados nas farmácias, onde será dado o correto descarte.

Os resíduos que não podem ser descartados na Coomcat são lâmpadas, pilhas, espelho, vidro, latas de tinta, material contaminado junto com o orgânico, pneu, madeira, entre outros não recicláveis. Máscaras e luvas de proteção também são deixadas em grande quantidade no local, porém, esse material não é reciclável.

Junto à cooperativa podem ser deixados materiais secos como latinhas, revistas, jornais, eletrônicos, óleo saturado e demais recicláveis. Também se orienta colocar ao lado dos contêineres os recicláveis, para que não sejam misturados com outros materiais contaminados.