Início Esportes Copa Ibsen Pinheiro: Luís Henrique salva galo da derrota

Copa Ibsen Pinheiro: Luís Henrique salva galo da derrota

Nos acréscimos, zagueiro marcou com categoria o gol do empate em 3 a 3 contra o Novo Horizonte nos Plátanos

Tiago Mairo Garcia
[email protected]

Luís Henrique (à esq.) e Andrezinho (à dir.) marcaram duas vezes cada no empate em 3 a 3. Foto: Tiago Garcia

Um resultado heroico, que serviu de aprendizado para o futuro. É desta forma que os integrantes do Futebol Clube Santa Cruz avaliam o empate contra o Novo Horizonte, de Esteio, em partida disputada na tarde do último domingo, 22, no Estádio dos Plátanos, válida pela terceira rodada da Copa Federação Gaúcha de Futebol – Troféu Ibsen Pinheiro. Em desvantagem durante todo o jogo, coube ao zagueiro Luís Henrique marcar o gol do empate para o galo nos acréscimos, que garantiu a invencibilidade e manteve o time santa-cruzense vivo na briga pela classificação à fase semifinal da competição estadual.


Antes da partida, a direção do Santa Cruz confirmou que os jogadores Felipe, Borba, Elias e Jajá testaram positivo para o coronavírus, com os quatro sendo afastados e isolados. Recuperados da Covid-19, o meia Thiaguinho e o volante Thomás voltaram ao time, além do atacante Juliano Fogaça, que recuperado de desconforto muscular reestreiou com a camisa alvinegra. No início da partida, o Santa Cruz foi surpreendido pelos visitantes. Aos sete, o atacante Andrezinho entrou pela esquerda e bateu cruzado, sem chances de defesa para o goleiro Fabiano Heves, fazendo 1 a 0 para o Novo Horizonte. Aos 21, o time de Esteio ampliou novamente com Andrezinho, que avançou em velocidade e bateu no alto para fazer 2 a 0. Em desvantagem, o técnico William Campos não esperou o intervalo e colocou o atacante Fogaça na vaga de Alan Cristian para aumentar o poder ofensivo, mas o time santa-cruzense não encontrava alternativas para superar a forte marcação da equipe visitante.


No segundo tempo, o Santa Cruz mudou a postura e desde os primeiros minutos passou a pressionar o adversário, que fechado na marcação, não dava espaços e tentava explorar os contra-ataques para definir a partida. Porém, o time de Esteio começou a sentir o cansaço e a dar brechas na defesa, que foram aproveitadas pelo galo. Aos 31, após uma bola mal rebatida pela defesa adversária, o atacante Vinicius acertou um chute rasteiro no canto do goleiro Luiz, descontando para 2×1. Aos 35, o Novo Horizonte quase fez o terceiro com Vitor, mas Fabiano Heves fez grande defesa. Aos 39, o galo chegou ao empate com o zagueiro Luís Henrique, que desviou de cabeça após cobrança de escanteio, empatando em 2 a 2.


Na saída de bola, o Novo Horizonte foi ao ataque e após cobrança de falta, o árbitro Tiago Clasen viu toque de mão de Vinicius na área, com o juiz marcando pênalti para o time de Esteio. Anderson cobrou com categoria e marcou 3 a 2 para os visitantes. O gol sofrido não abateu o Santa Cruz, que continuou insistindo e foi premiado nos acréscimos. Aos 49, Thiaguinho lançou para a área e encontrou o zagueiro Luís Henrique, que livre, dominou no peito e com categoria estufou as redes para empatar a partida em 3 a 3.

APRENDIZADO

Sobre o belo gol marcado no final, Luís Henrique destaca que nos rachões realizados nos treinamentos, sempre joga de atacante com costume de marcar gols. “É o trabalho feito no rachão. Isso me ajudou a ter tranquilidade de dominar e ter a felicidade de tirar do goleiro para marcar o gol”, destacou o zagueiro-artilheiro, salientando que o resultado heroico serve de lição para o time. “É um campeonato curto e todo jogo é decisão. Hoje não tivemos o espírito de final, mas que, serviu de lição. Agora teremos dois jogos decisivos para definir a classificação”, frisou.


Ao avaliar o empate em casa, o técnico William Campos frisou que foi um jogo difícil, destacando que o adversário foi eficiente nos contra-ataques e salienta o poder de reação para conseguir o resultado. “Jogamos o segundo tempo no campo do adversário e conseguimos os gols. É um ponto importante que nos deixa vivos em um jogo que serviu de exemplo, onde a força do nosso grupo fez a diferença. Agora é trabalhar, pois teremos mais um jogo difícil fora de casa”, disse o treinador carijó.


Com o empate, o Santa Cruz segue em segundo lugar com cinco pontos, dentro da zona de classificação da chave B. O time alvinegro terá a semana cheia de treinos e só voltará a campo na próxima segunda, 30, quando irá enfrentar o União Harmonia, às 15h, no Estádio Santos & Schein, em Canoas.