Início Sem categoria Creme chinês

Creme chinês

Foto: Divulgação

A origem do nome creme chinês é desconhecida, mas esse doce é famoso por suas três camadas – uma de creme branco e duas de creme colorido. Na verdade, o que acontece é que uma parte do creme preparado com gelatina se separa do restante, formando, assim, a terceira camada.

INGREDIENTES

Creme

1 lata de leite condensado
2 latas de leite (utilize a lata de leite condensado
como medida)
1 colher (café) de essência de baunilha (opcional)
3 gemas peneiradas
2 colheres (sopa) cheias de amido de milho

Cobertura

1 pacote de gelatina de cereja
250 ml de água fervendo
250 ml de suco de laranja
3 claras em neve
3 colheres (sopa) de açúcar

MODO DE PREPARO

Creme

Em uma panela, junte todos os ingredientes e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até ferver. Despeje em um refratário e deixe esfriar.

Cobertura

Dilua a gelatina na água fervendo e, em seguida, acrescente o suco de laranja. Reserve. Em uma batedeira, bata as claras em neve. Acrescente as colheres de açúcar uma a uma nas claras em neve. Bata mais um pouco, até o ponto de pico. Misture a gelatina com as claras em neve. Para finalizar, despeje a cobertura sobre o creme e leve à geladeira.
FONTE: https://www.receiteria.com.br

DICA DA SEMANA

A baunilha tem um sabor delicado e intenso ao mesmo tempo, por isso é tão apreciada. Apenas uma pequena quantidade retirada da fava já exala um perfume delicioso. Já o sabor é liberado quando aquecido, sendo ideal de ser utilizada em receitas que vão ao fogo. Tudo é aproveitado: sementes e fava. Afinal, qual é a melhor forma de usar a baunilha, em extrato, essência ou fava? Isso vai depender da receita e, claro, do investimento financeiro que você pode fazer.

FAVA: A fava de baunilha é a baga com sementes da orquídea baunilha. Para usá-la, é preciso fazer um corte no meio da baga para raspar as sementes e misturá-las à receita.
EXTRATO: O extrato de baunilha é obtido a partir da imersão da fava, triturada ou picada, em uma bebida alcoólica. O período suficiente para obter o extrato é de seis meses, a fim de que o álcool extraia todo sabor da baunilha. O extrato pode misturado ao leite para umedecer bolos ou pudins.
ESSÊNCIA: Já a essência de baunilha é um produto sintético e, por isso, mais barato. Serve para aromatizar qualquer receita doce.