Início Colunas Seleção dos jogadores que não foram campeões mundiais

Seleção dos jogadores que não foram campeões mundiais

Zico, um dos melhores camisas 10 do futebol mundial – Foto: Lucas Figueiredo CBF

O futebol brasileiro é pródigo em craques ao longo de sua história. Uns anos atrás, eu escrevi uma coluna para o “Riovale” em que escalei a minha Seleção Brasileira de todos os tempos. O time ficou assim: Taffarel (goleiro); Carlos Alberto Torres (lateral-direito), Aldair (zagueiro), Nilton Santos (zagueiro) e Roberto Carlos (lateral-esquerdo); o meio-campo com Didi, Rivellino e Pelé; o ataque com Garrincha, Romário e Ronaldo Nazário. Um time apenas com jogadores que foram campeões mundiais pelo Brasil. Mas gostaria de fazer uma seleção somente com jogadores que não foram campeões mundiais.

Um grande goleiro, que ainda pode ser campeão mundial, é Alisson, revelado pelo Internacional e que fez história pelo Liverpool nos últimos anos, inclusive marcando um gol de cabeça no Campeonato Inglês. Nas laterais, que tal escalar Leandro, destaque da poderosa Seleção de 1982 e do Flamengo, além de Marinho Chagas, ídolo de clubes como Botafogo, Fluminense e São Paulo?
Na zaga central, dois jogadores de épocas bem diferentes: Domingos da Guia (décadas de 1920 e 1930), que jogou no Vasco, Flamengo, Corinthians, Boca Juniors e Nacional de Montevidéu; e Edinho (décadas de 70 e 80), que atuou em times como Fluminense, Flamengo e Grêmio.

No meio-campo, três jogadores icônicos: Falcão, Júnior e Zico. Falcão foi um dos volantes mais técnicos da história do futebol, jogou pelo Internacional e foi campeão italiano pela Roma. Júnior, lateral de origem e posteriormente excelente meio-campista, marcou pela sua longa passagem no Flamengo, assim como Zico, meia avançado, um extraordinário camisa 10 com brilhante capacidade técnica.

No ataque, o centroavante que escalamos é Leônidas da Silva, goleador da Copa do Mundo de 1938 e ídolo em times como Flamengo e São Paulo. Deslocado pelo lado direito do ataque, colocamos outro centroavante: Careca, vice-artilheiro da Copa de 1986, craque do Guarani de Campinas, São Paulo e Napoli. E do lado esquerdo ofensivo, um dos grandes canhotos do futebol brasileiro: Éder, um dos destaques da Copa de 1982, campeão por Grêmio, Atlético Mineiro e Cruzeiro. E o técnico? Uma escolha óbvia, Telê Santana, que montou a bela Seleção de 1982.

A Seleção ficaria assim: Alisson; Leandro, Domingos da Guia, Edinho e Marinho Chagas; Falcão, Júnior e Zico; Careca, Leônidas da Silva e Éder. Técnico: Telê Santana.