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Dia dos Namorados rendeu menos aos lojistas

Com a quarentena e restrições, faturamento ficou abaixo do registrado no ano passado

Grasiel Grasel
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Para complementar as vendas abaixo do registrado no ano passado, comércio teve que se adaptar – Rolf Steinhaus

Com as restrições impostas ao comércio como forma de prevenção à Covid-19, o Dia dos Namorados, que costuma ser uma das datas mais economicamente importantes para o setor lojista, acabou sendo de arrecadação atipicamente baixa se comparada aos anos anteriores. Para o comércio de vestuário, que se vê proibido de fornecer provadores aos clientes, o impacto tende a ser ainda maior.

De acordo com o Sindilojas-VRP, entidade que representa os lojistas da região, as vendas ficaram dentro do esperado respeitando as proporções da pandemia, mas o faturamento do ano passado certamente não foi atingido. O sindicado informa que ainda não possui dados detalhados sobre o desempenho das lojas, mas o registrado até agora tem sido coerente com o cenário atual.

Para compensar a diferença na arrecadação, muitas lojas estão estendendo promoções que seriam exclusivas da semana do Dia dos Namorados para o mês inteiro, o que abre ao consumidor uma oportunidade maior para aproveitar os preços baixos. Em alguns casos, sorteios de prêmios e brindes também passaram a valer para o mês inteiro.

Com a entrada da região na bandeira amarela do Distanciamento Controlado proposto pelo Governo Estadual, o presidente do Sindilojas-VRP, Mauro Spode, vê otimismo nas próximas semanas, especialmente sobre a pauta da liberação dos provadores em lojas de roupas que, segundo ele, é o setor do comércio mais afetado pela quarentena.

A preocupação maior de Spode, no entanto, é com quando chegar o fim da pandemia, pois a retomada tende a ser lenta e difícil para muitos lojistas. A esperança, segundo ele, é ver que a maioria dos estabelecimentos está encontrando alternativas para manter as contas em dia com a ajuda da internet, com vendas pelas redes sociais, por exemplo. “Eu acredito que esse é um caminho sem volta, porque o consumidor está criando novos hábitos e a gente precisa estar atento a eles”, conclui.

Procurada, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) informou que ainda não realizou um levantamento detalhado do faturamento do setor, mas está realizando uma pesquisa com seus associados para visualizar o impacto da quarentena sobre essa que é uma das datas comemorativas mais importantes para o comércio.

USO DE PROVADORES SEGUE RESTRITO

Na última sexta-feira, 12, o Sindilojas-VRP emitiu um comunicado orientando que todos os lojistas continuem seguindo as regras do decreto municipal no que diz respeito à utilização de provadores no comércio de vestuário. Segundo o documento, diversas denúncias de que estabelecimentos não estão seguindo a regra foram registradas, o que motivou o posicionamento. “A infração pode custar o fechamento do comércio novamente e a entrada da cidade na bandeira vermelha do Governo do Estado, o que seria muito ruim para toda a comunidade”, alerta a publicação no Facebook.