Início Sem categoria Sonho da primeira viagem é adiado

Sonho da primeira viagem é adiado

Ana e Jardel viajariam para o Rio de Janeiro em março deste ano

Ricardo Gais
[email protected]

Para quem tem viagens internacionais marcadas ou pretende viajar nos próximos meses, deve observar que algumas fronteiras continuam fechadas – Divulgação

O sonho da primeira viagem para o Rio de Janeiro foi interrompido para o jovem casal, Ana Carolina da Silva, de 23 anos e Jardel Luciano Lange, de 21 anos, devido ao novo coronavírus. Ambos planejaram com antecedência a viagem que estava marcada para acontecer em 20 de março deste ano, mas o sonho teve que ser adiado.

Assim como eles, todos foram surpreendidos pelo tamanho impacto que a Covid-19 está causando no país e no mundo. Todos os setores estão sofrendo com as consequências que o vírus está deixando por onde passa. E um dos setores que está sentindo fortemente é o turismo, no qual muitas agências de viagens foram procuradas por seus clientes para mudar a data ou até mesmo cancelar a viagem.

Conforme Ana, a agência orientou eles para que realizassem o adiamento da viagem, já que não se sabe por quanto tempo cidades e pontos turísticos permanecerão em quarentena ou até mesmo fechados. Então, para não se frustrarem e por prevenção, o casal adiou os planos para o ano que vem, com a esperança de que tudo já tenha passado, e assim, poderem curtir por completo e seguros a viagem. “Apenas tivemos que pagar uma diferença de preços do hotel, já que trocamos para um período de alta temporada”, disse Ana.

Ana e Jardel estavam com a viagem marcada para março deste ano – Divulgação

Mesmo com a viagem remarcada, o casal não esconde o desanimo já que estava tudo preparado e as mudanças ocorreram perto da data. “Ficamos um pouco desanimados na hora, pois faltava apenas uma semana para a viagem”, comenta Ana. Diante da situação, entenderam que era o melhor para o momento, devido às circunstâncias da pandemia. “Já estávamos muito ansiosos”, destaca. Está também seria a primeira viagem do casal de transporte aéreo.

No mês de março – mês marcado para a viagem do casal – a pandemia começou a se alastrar com força pelo país, atingindo a cidade do Rio de Janeiro. O governo local fechou os pontos turísticos como o Pão de Açúcar, Cristo Redentor, praias, museus, entre outros, por medida de prevenção.

A turismóloga e presidente do Conselho Municipal de Turismo de Santa Cruz do Sul (Comtur), Luciana Antonia Tremea, aconselha que o melhor a se fazer no momento é remarcar a viagem e não cancelar, porque essa pandemia vai passar e o turismo precisa ser fortalecido, já que foi muito afetado pela Covid-19.

Luciana recomenda para quem for viajar, que verifique a situação da cidade, a ocupação dos hotéis, restaurantes e parques por exemplo, para saber as restrições do local, pois devido aos protocolos, muitas cidades não estão recebendo turistas. “Antes de viajar a pessoa deve fazer contato com o destino e ver as restrições do local, para não ter surpresas desagradáveis chegando no local pretendido”.

Para quem tem viagens internacionais marcadas ou pretende viajar nos próximos meses, deve observar que algumas fronteiras continuam fechadas e voos internacionais estão muito restritos. “É momento do turismo dentro do Brasil e na nossa região. Alguns voos dentro do país também estão cancelados, então, para quem quer viajar, deve pesquisar, mas não deixar de viajar”, disse Luciana.

Como dica, Luciana destaca para que as pessoas conheçam a sua região, o interior do município, já que há muitas belezas para serem exploradas bem perto de onde moramos. Lembrando, sempre mantendo os cuidados fazendo o uso de álcool gel e da máscara, além de evitar aglomerações de pessoas, para que todos fiquem bem.