Início Meio Ambiente Em 45 dias Lago Dourado deve retornar ao nível normal

Em 45 dias Lago Dourado deve retornar ao nível normal

Além da volta das chuvas, Rio Pardinho está contribuindo com volume de água no local

Ricardo Gais
[email protected]

Em pouco mais de 30 dias, nível do Lago Dourado subiu 1,10 metros – Rolf Steinhaus

Com a volta das chuvas no Vale do Rio Pardo, os efeitos da estiagem começam a diminuir. Em Santa Cruz do Sul, principalmente na área urbana, uma das maiores preocupações foi a possibilidade de um racionamento de água, o que não se confirmou, devido à retomada gradual do nível do Lago Dourado.

Cerca de 30 dias atrás o nível do lago era de 2,30 metros, o que representa 28% da sua capacidade. Com a volta da chuva e com o Rio Pardinho voltando a ter vasão de água, esse cenário está mudando. Atualmente o nível do lago é de 3,40 metros, ou seja, 54% do seu volume de água, o dobro do que tinha há um mês atrás.

Neste quase um mês o lago já se recuperou em 1,10 metros do seu nível. Conforme o superintendente regional da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), José Roberto Epstein, a expectativa é de ter o lago normalizado dentro de 45 dias caso ocorram as chuvas, “o lago tem cerca de 1,40 metros para chegar ao nível normal”.

Com o Rio Pardinho voltando a ter água corrente, foi permitido reativar pela Corsan a antiga captação de água e, consequentemente, aumentar a velocidade de recarga do lago. “Hoje 70% da água que a gente capta para abastecer o município de Santa Cruz vem da nossa antiga captação, permitindo com que a água que venha da adutora acelere a recarga do lago”.

Há um mês atrás capacidade do lago era de 28%. Atualmente é de 54% de água – Rolf Steinhaus

Epstein comenta que o objetivo agora é encher o Lago Dourado para que no verão o nível esteja em 100%. “Há risco para que no ano que vem haja uma nova estiagem, talvez mais intensa que essa, devido ao reflexo deste ano, mas é um cenário que pode mudar”, explica.

Atualmente o abastecimento da cidade está normal. Mesmo com a chuva, Epstein destaca que o consumo de água aumentou pela população santa-cruzense, devido muitos estarem em casa, por isso salienta que é importante manter o consumo consciente. “O risco para uma nova estiagem é alto”.

As estruturas que foram montadas este ano para manter o abastecimento em meio à estiagem permanecerão no local e receberão melhorias para que possam ser usadas quando necessário. “Estamos instalando mais um motor na nossa captação que deve ficar pronto nesta semana e estamos deixando o sistema mais preparado para uma próxima situação de estiagem que possa acontecer”, finalizou Epstein.