Início Sem categoria Escola Bruno Agnes viveu literatura

Escola Bruno Agnes viveu literatura

Alyne Motta – [email protected]

Com o objetivo de utilizar a leitura como fonte de prazer e informação, ampliando o repertório dos alunos com diferentes gêneros textuais, autores, ilustradores e construindo uma história de leitor, a Escola Estadual Bruno Agnes realizou a 3ª Semana Literária e IV Feira do Livro.
De segunda-feira, 10 de outubro, até hoje, 14, os alunos foram além do encontro com materiais escritos e períodos semanais de leituras, ficando em contato de leituras livres, saraus, hora do conto, hora da poesia, clube de leitura, pesquisa bibliográfica, leitura de jornal e outras tantas atividades.
O projeto elaborado pelas professoras Márcia Freitas e Leni Maria Sehnem da área de Língua Portuguesa, visa, dentre vários objetivos, evidenciar a importância da leitura desde a mais tenra idade e sugerir que, para além de uma leitura escolar, ler com prazer e por prazer traz enriquecimento cultural.
“Queremos motivar ainda mais os alunos para a leitura, pois, por mais que sejam feitas atividades, eles possuem certa resistência”, explica a diretora da escola Rosane Zen. Conforme ela, diversos livros apresentados na feira estão sendo trabalhados com os alunos.
Para a professora Márcia Freitas, trazer os autores para dentro da escola cria um estímulo aos alunos. “Ao ter contato mais próximo dos escritores, os estudantes ganham incentivo, além de poderem tirar dúvidas e saber mais sobre as histórias”, explica uma das organizadoras.
A escolha dos autores, Sergio Napp e Walmor Santos, se deu através da editora WS, sendo que os demais escritores, todos santa-cruzenses, foram escolhidos com o objetivo de prestigiar o trabalho de autores da casa. O evento ainda contou com a presença da ex-aluna Angelita Borges.
Peças teatrais e artes plásticas também integraram a semana literária. Durante todos os dias alguma atividade nessa área foi realizada, uma vez que os assuntos, em sua maioria, eram baseados em livros trabalhados. “É o momento dos alunos mostrarem as suas produções”, finalizou a professora Márcia.

 
Fotos: Débora Coelho

Encontro com autores rendeu conhecimento e prendeu a atenção dos alunos

 

 

Rosane: Toda escola integrada com a leitura

 

Márcia: Leitura deve ir além da sala de aula