Início Cultura Escolas celebram São João com muita diversão nesta sexta

Escolas celebram São João com muita diversão nesta sexta

Tradição, comemorada nesta sexta-feira, promete muita diversão

Ana Souza
[email protected]

A alegria das festas juninas retorna de forma presencial. Vai ter muita diversão e brincadeiras alusivas a São João nesta sexta-feira, 24. Não vão faltar a dança da quadrilha e os quitutes típicos. Escolas e entidades de Santa Cruz do Sul se prepararam para festejar com as famílias (confira no quadro).


As festas juninas são multiculturais. O formato conhecido hoje se originou nas celebrações aos santos populares em Portugal: Santo Antônio, São João, São Pedro e São Paulo. Já as roupas caipiras são referência ao povo campestre que povoou principalmente o Nordeste do Brasil.


As decorações que adornam os arraiais se iniciaram em Portugal, junto com as novidades que, na época dos descobrimentos, os portugueses trouxeram da Ásia, tais como enfeites de papel, balões de ar quente e pólvora. A dança de fitas, típica das festas juninas no Brasil, originou-se provavelmente na Península Ibérica.

Programação em Santa Cruz

• O Colégio Marista São Luís realiza sua festa junina das 17h30 às 21 horas desta sexta-feira, 24, no pátio do educandário, com comidas típicas, música boa, danças e muitas brincadeiras.
• A Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira, hoje, inicia a festa às 18 horas e segue até as 22 horas no ginásio. A promoção é do Círculo de Pais e Mestres.
• O Colégio Dom Alberto programou o seu evento para começar às 18 horas desta sexta no ginásio, com muitas brincadeiras, danças e quitutes para animar a criançada e divertir as famílias.
• As escolas da rede municipal de ensino de Santa Cruz também se prepararam para comemorar os festejos juninos nesta sexta e seguirão nas próximas semanas. Enfeitaram os espaços com decoração alusiva e não faltarão as danças, brincadeiras e quitutes juninos.
• O Arraial da 28, na Rua 28 de Setembro, é nesta sexta nas quadras 1 e 2. A partir das 14 horas, tem os Doutores Só Riso, Ervateria Taura, quentão do Restaurante Thomas, verificação da acuidade visual na Óticas Carol, quitutes para degustação, venda de produtos e arrecadação de alimentos pela Liga Feminina de Combate ao Câncer na Agência Cirass.
• A Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB) faz sua festa junina no domingo, 26, a partir das 14 horas, no ginásio do clube. Haverá tendas de comidas típicas e bebidas à venda, além de pescaria, brinquedos infláveis, música boa e muita diversão.
• A Escola Educar-se realizará os festejos juninos no dia 2 de julho, das 15 horas às 18h30, em frente ao educandário.