Início Editorial Estados Unidos, democracia, três poderes

Estados Unidos, democracia, três poderes

Os Estados Unidos da América possuem seus méritos e suas falhas. Para muitos de nós, brasileiros, os estadounidenses servem de modelo, especialmente no que se refere ao sistema democrático e à economia capitalista. Entre as falhas desse extraordinário país, podemos apontar um equívoco bastante grave: a ausência de um sistema de saúde público e universal. Convenhamos, trata-se de algo muito prejudicial, que trouxe muitas dificuldades aos Estados Unidos durante a pandemia de coronavírus.

Entre os méritos dos estadounidenses, eles desenvolveram uma cultura riquíssima, passando por filmes, músicas, livros e pelo universo acadêmico. Muitos de nós, brasileiros, admiramos tanto a cultura dos Estados Unidos pois temos, nesse país da América do Norte, uma grande fonte de diversão, informação, arte e reflexão. É comum lermos notícias que apontam várias universidades estadounidenses no ranking das melhores do mundo.

Por outro lado, a cultura bélica dos Estados Unidos não é nada inspiradora, este se trata de um ponto negativo, sem dúvida. Mas, daquilo que melhor funciona na maior potência global, daquilo que é mais inspirador nos Estados Unidos, qual é a base mais positiva? O liberalismo político, que tem sua origem no iluminismo europeu, movimento intelectual do século 18 que estabeleceu o direcionamento das democracias contemporâneas.

O que caracteriza o liberalismo político? Fundamentalmente, a divisão do Estado em três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. É impossível pensar em democracia sem essa separação de poderes. A reflexão é válida para o Brasil atual, que apresenta alguns movimentos favoráveis ao fechamento do Congresso e do STF. Se é para seguir os passos dos Estados Unidos, observemos a democracia estadounidense, que nos aponta um caminho extremamente positivo, que não pode ser esquecido.