Início Destaque FGTAS/Sine oferece mais vagas

FGTAS/Sine oferece mais vagas

Nos primeiros seis meses do ano, órgão teve 513 ofertas de postos a mais que no mesmo período de 2021

Luciana Mandler
[email protected]

As oportunidades no mercado de trabalho vêm crescendo. Depois da fase mais aguda da pandemia de covid-19, os setores começam a reagir e voltam a contratar com mais segurança. É o que mostram os dados das agências da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) – Sine no Rio Grande do Sul. De janeiro a maio deste ano, por exemplo, foram ofertadas 53.285 vagas de empregos, o que representa um aumento de 96,3% em relação ao mesmo período de 2021.


A notícia é positiva também em Santa Cruz do Sul. De janeiro a junho, a agência local já disponibilizou 876 vagas, 513 a mais em comparação ao mesmo período do ano passado, quando foram ofertadas 363, conforme levantamento da Assessoria de Comunicação Social da FGTAS/Sine Estadual. Os setores econômicos com maiores quantidades de postos de trabalho oferecidos na cidade foram: indústria (43,34%), serviços (24,05%), comércio (21,71), construção (10,65%) e agropecuária (0,24%). No Estado, serviços foi o setor com maior oferta, representando 34,2%, e indústria veio na sequência com 25,6%.


Na região do Vale do Rio Pardo, Santa Cruz ocupa a segunda colocação como a agência que disponibilizou maior número de vagas entre janeiro e junho deste ano. Em primeiro lugar está Venâncio Aires, que somou 1.930 postos. No Estado, Porto Alegre Centro aparece no topo da lista, com a oferta de 5.679 vagas, seguida de Caxias do Sul, com 3.092.


Santa Cruz do Sul, Vera Cruz, Venâncio Aires e Encruzilhada do Sul somaram quase 3 mil vagas de empregos à disposição da comunidade no primeiro semestre. O setor de indústria se destacou e foi o que mais deu oportunidades nos quatro municípios, representando 72,81% do total. Na sequência, comércio (12,54%) e serviços (10,33%). No Rio Grande do Sul, os dados foram apresentados no início deste mês durante uma live transmitida na página da FGTAS no Facebook pelo seu diretor-presidente, Rogério Grade.