Início Esportes Futebol: Santa Cruz confirma participação na Copinha

Futebol: Santa Cruz confirma participação na Copinha

Competição terá atuação de 11 clubes com início previsto para 8 de novembro

Tiago Mairo Garcia
[email protected]

Treinos do Santa Cruz iniciam nesta terça-feira. Foto: Arquivo Riovale Jornal

Em congresso técnico realizado de forma virtual na tarde da última sexta, 23, a Federação Gaúcha de Futebol confirmou a realização da Copa FGF Ibsen Pinheiro, nome definido em homenagem ao histórico dirigente do Internacional, que faleceu em janeiro deste ano.

Dirigentes de Santa Cruz e Avenida participaram do encontro, com o Galo confirmando a atuação e o Periquito desistindo do campeonato. No total, 11 clubes se habilitaram para a disputa que tem início previsto para 8 de novembro.

Os times foram divididos em duas chaves, sendo uma com seis e outra com cinco equipes, com enfrentamentos dentro dos grupos em turno único. Os dois melhores de cada chave avançam para as semifinais e os vencedores disputarão a final, ambos em jogos de ida e volta. Além da taça, o campeão herdará uma vaga na Copa do Brasil, em 2021. A chave A será disputada por Nova Prata, Inter/SM, Santo Ângelo, Passo Fundo e Marau, e a chave B por São José, União Harmonia, Riopardense, Novo Horizonte, Santa Cruz e Grêmio Bagé.

Durante a videoconferência, os clubes participantes se comprometeram a cumprir à risca as recomendações dos órgãos governamentais e a observar todo o protocolo exigido pelas autoridades na área da saúde. As agremiações serão responsáveis por aplicar testes para detecção da Covid-19 no grupo de atletas, comissão técnica e demais envolvidos. Os laudos serão exigidos pela Federação antes de o campeonato ter início e, após, a cada duas rodadas.

REFORÇOS

Anunciado no início do ano para a disputa da terceirona, o técnico Willian Campos foi mantido e será o treinador da equipe alvinegra na competição estadual. O presidente do Santa Cruz, Tiago Rech, confirmou que o time será formado com atletas da base e jogadores que haviam acertado para a disputa da terceirona e tiveram seus contratos suspensos em razão da pandemia. O presidente garantiu também que o clube irá fazer um alto investimento em reforços. “Vamos trazer de cinco a seis jogadores em nível de série A para a competição”, frisou.

Sobre a competição, Rech salientou que a vaga na Copa do Brasil é o principal atrativo. “Nossa expectativa é a melhor possível por dar uma vaga na Copa do Brasil, competição com visibilidade nacional e ótima cota financeira, que certamente ajudará o clube no planejamento para a disputa da terceirona do próximo ano”, finalizou. Os jogadores se apresentam hoje, às 9 horas, e já iniciam a preparação para a disputa da competição estadual. A tabela definitiva com datas, horários e mandos de campo, será divulgada pelo Departamento de Competições da Federação Gaúcha de Futebol nos próximos dias.