Início Geral Granja Municipal encerra operação com suínos

Granja Municipal encerra operação com suínos

Foto: Pixabay

A Granja Municipal, em Linha Santa Cruz, está encerrando suas operações com suínos, em decorrência dos prejuízos acumulados com a atividade. Os produtores, no entanto, não ficarão desassistidos porque uma parceria com a iniciativa privada deverá ser formalizada para repasse dos leitões, padrão Embrapa de qualidade. Hoje 74 leitões estão na maternidade.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Hardi Lúcio Panke, a medida é uma decisão de governo, motivada pelo alto custo de produção. “Da mesma forma que se deu o encerramento do setor avícola, vai ocorrer agora com os leitões. Os pintos são repassados até hoje, o que vai acontecer também com os leitões para os produtores que querem melhorar a genética do plantel ou iniciar uma criação”, observou.

Atualmente oito funcionários estão envolvidos na produção dos suínos. Eles são responsáveis por 32 porcas matrizes e três porcos reprodutores para a geração de leitões por inseminação artificial. Com o encerramento da atividade, eles serão remanejados.

A Granja Municipal está localizada em uma área de 53,6 hectares e mantém diversas atividades, dentre as quais o abatedouro de peixes, a agroindústria do aipim e a Escola Família Agrícola (Efasc). O beneficiamento de peixes deverá ser ampliado em 500% e o convênio para produção de aipim com a Excelsior Alimentos deverá ser fortalecido.