Início Destaque Gre-Nal decide rumo na chave E

Gre-Nal decide rumo na chave E

Tiago Mairo Garcia

[email protected]




Inter e Grêmio realizam segundo clássico pela Libertadores nesta quarta
( Ricardo Duarte / Inter)

Por todo o seu histórico de rivalidade, o clássico Gre-Nal é considerado na província de São Pedro um campeonato à parte dentro de qualquer competição. Dentro da Libertadores da América, o segundo confronto na história da competição continental entre os dois maiores clubes do futebol gaúcho que ocorre nesta quarta, 23, às 21h30, no Estádio Beira-Rio, ganha contornos de jogo decisivo para determinar os rumos de ambos os clubes no campeonato e que dependendo do resultado final, pode gerar consequências devastadoras para o restante da temporada.

Integrantes da chave E da Libertadores, Grêmio e Inter se enfrentaram pela primeira vez no campeonato no dia 23 de março, na Arena do Grêmio, em partida que terminou empatada em 0 a 0 e ficou marcada pela briga generalizada que resultou na expulsão de oito jogadores, sendo quatro atletas de cada lado. Após a paralisação causada pela pandemia do coronavírus, exatos seis meses depois, ocorre o reencontro pela fase de grupos na casa do Internacional.

Os dois times chegam pressionados para o clássico. Líder da chave E com 7 pontos, o Inter joga em casa e necessita de uma vitória simples para confirmar classificação e deixar o rival em perigo.  Mesmo na liderança do grupo, o Inter está há nove jogos sem vencer o rival, sendo quatro confrontos em 2020 sob o comando do técnico Eduardo Coudet com um empate e três derrotas para o Grêmio. Aliado ao retrospecto ruim no clássico, o Inter perdeu a liderança no Campeonato Brasileiro após sofrer derrota por 1 a 0 para o Fortaleza no último sábado, 19, no Ceará, resultado que colocou ainda mais pressão sobre o trabalho do técnico argentino.

Já o Grêmio é vice-líder da chave com quatro pontos após ser derrotado pela Universidad Católica na última rodada e precisa da vitória para se manter vivo na briga pela classificação. Mesmo possuindo um bom retrospecto nos últimos clássicos, o técnico Renato Portaluppi está sob pressão devido aos resultados ruins e péssimo desempenho da equipe nas últimas partidas. No último domingo, 20, o Grêmio ficou no empate em 1 a 1 com o Palmeiras pelo Campeonato Brasileiro, contabilizando o sétimo empate seguido e a quarta partida sem vitória em casa pela competição nacional.

Os dois times têm desfalques importantes e fazem mistério nas escalações, situação que faz parte do contexto do duelo, que pela sua importância até o momento, pode ser considerado o maior clássico do século XXI entre os dois principais clubes do Rio Grande do Sul.

Possíveis Escalações

Internacional

Marcelo Lomba, Saravia, Zé Gabriel, Victor Cuesta e Uendel. Musto, Nonato (Johnny), Boschilia e Patrick. Thiago Galhardo e Abel Hernandez. Técnico: Eduardo Coudet

Grêmio

Vanderlei, Orejuela, Rodrigues (Pedro Geromel), Juan (Kannemann) e Diogo Barbosa. Lucas Silva, Darlan (Maicon), Matheus Henrique e Robinho (Jean Pyerre), Alisson (Pepê) e Diego Souza. Técnico: Renato Portaluppi

Árbitro: Patricio Loustau (Argentina)

Data: 23 de Setembro de 2020

Horário: 21h30

Local: Estádio Beira-Rio – Porto Alegre

Libertadores – Chave E

Jogos da 4ª Rodada

Quarta, 23, às 21h30

América de Cali x Universidad Católica (Estádio Pascual Guerrero – Cali)

Internacional x Grêmio (Estádio Beira – Rio – Porto Alegre)

Resultados da 11ª Rodada

São Paulo 1×0 Atlhético/PR, Corinthians 3×2 Bahia, Bragantino 4×2 Ceará, Fortaleza 1×0 Internacional, Atlético/GO 3×4 Atlético/MG, Grêmio 1×1 Palmeiras, Coritiba 1×0 Vasco, Botafogo 0x0 Santos, Sport 1×0 Fluminense.

13/10/2020 – 18h – Flamengo x Goiás (Maracanã – RJ)

Jogos da 12ª Rodada

23/09 – 21h30 – Sport Corinthians

26/09 – 19h – Internacional x São Paulo e Athlético/PR x Bahia

26/09 – 21h – Atlético/MG x Grêmio

27/09 – 11h – Vasco x Bragantino

27/09 – 16h – Palmeiras x Flamengo

27/09 – 18h15 – Ceará x Goiás e Atlético/ GO x Botafogo

27/09 – 20h30 – Santos x Fortaleza

28/09 – 20h – Fluminense x Coritiba