Início Editorial Ideologia na música

Ideologia na música

O campo do pensamento está estreitamente ligado à ideologia, e a ideologia em si influencia decisivamente as nossas vidas. O campo ideológico está ligado às percepções que temos a respeito da realidade. Isto tem tudo a ver com a nossa consciência social. E, portanto, a música, uma das principais formas de arte, obviamente é influenciada pela ideologia. Pode parecer estranho, e para muitos, é algo a ser rejeitado.

Enfim, devemos respeitar a opinião de cada um, embora entendamos que cada opinião é definida, muitas vezes, por componentes ideológicos. Em termos de música, existem casos bem evidentes dessa influência. O hino da antiga União Soviética, que foi governada sob um sistema socialista, é um exemplo bem claro: “O partido de Lenin é a força do povo”, dizia o hino. Vejam só: essa música fala de coletividade (o povo) e de uma unidade sob um mesmo partido (o Partido Comunista), simbolizada por uma figura central (Lenin), que procura integrar a população em torno do partido e do Estado. Assim, seria alcançado o bem-estar de todos.

Em oposição ao hino soviético, podemos citar um exemplo musical menos óbvio sob uma análise ideológica: a música ‘Vogue’, da cantora estadounidense Madonna. “Olhe ao redor, para onde quer que você vire, há dor de coração. Está em todos os lugares que você vai”, cantou Madonna, apontando que existem mazelas neste mundo. A música ‘Vogue’ assinala a solução, ou uma tentativa de solução, no indivíduo. “Você é um superstar, sim, é isso que você é, você sabe disso”. Seguindo essa linha de raciocínio, a música ‘Vogue’ não aponta para uma figura central, e sim, cita vários artistas: Greta Garbo, Marilyn Monroe, Marlon Brando, entre outros.

Se por um lado temos uma perspectiva liberal que aponta para vários indivíduos e para o individualismo como solução, por outro lado há uma visão socialista, coletivista. É importante dizer que nenhuma das duas perspectivas é plenamente igualitária. Uma delas destaca parte de uma elite econômica (representada por artistas de Hollywood), e a outra realça a concentração estatal e uma elite política (representada por Lenin).