Início Esportes Início da Segundona Gaúcha é prorrogado

Início da Segundona Gaúcha é prorrogado

Entidade aguarda posicionamento do Governo do Estado sobre os horários da competição

Tiago Mairo Garcia
[email protected]

Foto: Vinicius Schubert/Santa Cruz

Em comunicado divulgado em seu site oficial na noite da última sexta, 16, a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) prorrogou o início da Segunda Divisão Gaúcha que estava programada para iniciar no último domingo, 18. Na nota, a entidade informa que o adiamento acontece em função da pandemia de Covid 19 e pelo mapa do Estado seguir em bandeira preta. A entidade também aguarda resposta do Governo do Estado referente aos horários dos jogos válidos pela competição e informou que nesta semana deverá ter a definição sobre as novas datas para a disputa.

Em razão da bandeira preta, os jogos válidos pelo Campeonato Gaúcho da Primeira Divisão estão ocorrendo somente a partir das 20h, através de medida do Governo do Estado, que visa evitar a aglomeração de torcedores, principalmente da dupla Gre-Nal. A FGF ingressou com dois pedidos, sendo um para flexibilizar os jogos da primeira divisão para iniciarem à tarde, e outro, em separado, para o início da Segunda Divisão Gaúcha também iniciarem à tarde, visto que a maioria dos times que disputa a competição não dispõe de iluminação em seus estádios. A FGF havia ingressado com um pedido em separado ao Comitê de Crise do Governo do Estado em razão dos argumentos serem diferentes e específicos para cada competição.

Os pedidos da entidade foram analisados em reunião na última quinta, 15. Conforme informações repassadas pela assessoria de imprensa do Governo do Estado, os pedidos foram negados em razão do gabinete ainda considerar cedo para flexibilizar a medida, salientando como justificativa a preferência por aguardar mais um pouco e ver como seguem os indicadores no Estado. Conforme assessoria do Governo do Estado, os pedidos serão reavaliados em novo encontro agendado para a próxima quinta, 22, no Palácio Piratini, em Porto Alegre. A indefinição do início da competição preocupa a diretoria do Santa Cruz.

Contatado pela reportagem, o presidente Tiago Rech diz que aguarda pela flexibilização o mais breve possível. “Aguardamos que o governador tenha a sensibilidade de flexibilizar nesta semana para que a gente possa iniciar o campeonato até, no máximo, no final de semana”, disse o presidente alvinegro. Enquanto a situação não se resolve, o Santa Cruz segue treinando para a estreia contra o Novo Horizonte. O grupo se reapresentou na tarde de ontem, 19, nos Plátanos, e realizará atividades durante a semana na sede do Ponte, em Rio Pardinho, em preparação para a disputa da competição estadual.