Início Geral Levantamento que avalia índice de infestação do Aedes vai até quinta-feira

Levantamento que avalia índice de infestação do Aedes vai até quinta-feira

Por Assessoria de Imprensa Prefeitura de Santa Cruz

Agentes de Combate às Endemias (ACEs) seguem visitando residências em vários bairros de Santa Cruz até a próxima quinta-feira, 3, para a realização do Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti (Lira). A ação tem por objetivo verificar a quantidade de focos e larvas do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya., visando quantificar o nível de infestação no município.

De acordo com a Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), 2.564 imóveis, distribuídos em 13 bairros de Santa Cruz, estão sendo visitados. Além de bairros da zona urbana, em localidades do interior como Pinheiral, Rio Pardinho e Monte Alverne, também ocorre a ação.

Morador da Rua Capitão Jorge Frantz, no Centro da cidade, o aposentado Ari Müller, 57 anos, recebeu a visita da agente nesta terça-feira, 1º. “A gente sabe que a dengue é um perigo, e como tenho muitas bromélias no pátio, pro bichinho não se criar, sempre coloco água sanitária nas plantas”, declarou.

A secretária da pasta, Daniela Dumke, avalia a importância da ação, especialmente com os dias quentes alternados com chuvas. “As pessoas precisam manter os cuidados, utilizando repelentes, especialmente no início da manhã e no fim da tarde, que é quando o mosquito circula mais. A partir dos resultados deste levantamento, vamos verificar os pontos em que requer mais ações de combate ao Aedes”, afirmou.

As visitas são realizadas de segunda a sábado, no horário das 8h às 12h e das 13h às 17h. Os Agentes estão devidamente identificados e uniformizados. Porém, em caso de dúvidas, os moradores poderão entrar em contato pelo telefone (51) 3715 1546, para se certificarem.