Início Especiais Mês das Noivas: qual a origem por trás dessa data?

Mês das Noivas: qual a origem por trás dessa data?

Lavignea Witt

[email protected]

Trajes, flores, igreja, decoração, alianças. Cada uma dessas palavras remete a algo muito especial: a realização de um casamento. Todos os anos, desde 2.350 a.C, milhares de pessoas escolhem oficializar uniões por meio de cerimônias em diferentes religiões. Então, se casamentos ocorrem durante um ano inteiro, por que maio é considerado o Mês das Noivas? Há inúmeras explicações.


Na Idade Média, no Hemisfério Norte, as pessoas tinham o costume de tomar banho na primavera e no verão. Então, o primeiro do ano geralmente era em maio, por isso os noivos escolhiam esse mês para casar, quando o pessoal estava mais cheiroso. Além disso, nesse período, as flores apareciam e delas eram produzidos óleos para amenizar os odores. Falando em flores, a função do buquê, naquela época, era perfumar a noiva e disfarçar o mau cheiro por conta da falta de banho.


Ainda no Hemisfério Norte, agora falando dos dias atuais, grande parte dos moradores dos países dessa parte do mundo preferem selar matrimônios nesse período do ano porque a primavera, além de marcar o nascimento das flores, segundo crenças, representa também o nascimento de uma vida próspera para o casal. No Brasil, maio registra menos chuvas e um clima agradável, o que leva os casais a escolherem locais abertos e iluminados para realizarem suas celebrações de enlace.


No catolicismo, maio é o considerado o Mês das Noivas por ser o período em que é homenageada Maria, a mãe de Jesus Cristo, e nesse sentido também é marcado pelo Dia das Mães. O matrimônio é ligado com a pureza do casal e o começo de uma nova família. Por essa razão, esse mês tem como intuito representar a fertilidade da mulher para se tornar mãe e aumentar os laços familiares.

O mercado em torno dos enlaces matrimoniais

Nos últimos meses, com uma queda considerável dos casos de covid-19 e a amenização da pandemia, a realização de cerimônias matrimoniais cresceu ao redor do mundo. Segundo dados do Portal de Transparência da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (Apen), o número de casamentos em 2021 foi quase 20% maior em relação a 2020, ficando 9,5% abaixo da quantidade de celebrações de 2019. Em 2022, é esperado um aumento ainda maior dos enlaces, chegando a quase 2 milhões no Brasil.


Contudo, após a realização do evento deixar de ser um empecilho para os noivos, a inflação virou dor de cabeça. Isso porque a demanda aumentou e os orçamentos estão cada vez mais altos. Roriane Peres Chagas e Eduardo Emmel se casam neste sábado, 14, e contam que precisaram pagar mais do que havia sido planejado, por conta do período pandêmico. “Como alguns contratos não foram fechados por receio da pandemia, alguns valores foram reajustados este ano. Tivemos um aumento de 30% no valor total”, confirma a noiva.


Em meio a tantas mudanças, muitos casais mantiveram as cerimônias de casamento, mas precisaram lidar com alguns impasses, como os contratos dos serviços. O principal motivo foi a incerteza do que poderia vir neste momento. “Geralmente os noivos começam a pagar quase tudo antes da festa. Como teve a pandemia, a maioria do pessoal que presta os serviços não quis receber antes por medo de mudanças devido à pandemia”, explica Roriane.


Para não abusar do orçamento inicial da festa, a noiva afirma que a melhor maneira de poupar é procurando opções mais em conta. “No começo, levamos um susto, mas começamos a pesquisar e vimos que existem várias formas de se economizar no casamento”, lembra. Ela também assegura que duas boas alternativas são buscar mais de um fornecedor de serviços e fazer compras de produtos pela internet.


Apesar de algumas adversidades durante o processo de preparação da cerimônia de núpcias, Roriane grante que todo o esforço para a realização do enlace matrimonial valeu a pena. “É a realização de nosso sonho. Será um dia muito especial e queríamos dividir este momento com nossos familiares e amigos”, sublinha.

Tendências 2022: O que escolher para meu casamento?

Assim como em outras festividades, as escolhas dos serviços prestados em casamentos são de suma importância para que tudo ocorra da forma correta. Nesse sentido, o planejamento antecipado é o principal aliado na hora de promover uma festa. Cada casal possui a sua própria forma de organização e investe naquilo que gostaria de oferecer aos seus convidados. Pensando em ajudar nessas escolhas, o Riovale Jornal selecionou algumas opções de serviços ofertados em Santa Cruz do Sul e região. Confira a seguir.

Penteados e maquiagem

Há noivas que, desde o primeiro momento, já sabem como estarão no dia do seu casamento. Outras precisam de ajuda profissional para entender qual o melhor penteado e maquiagem de acordo com o seu vestido e o clima previsto para o instante do evento. Portanto, uma das primeiras dicas para a procura de profissional capacitado é que ele demonstre experiência na área e goste do que faz.


Esse perfil pode ser facilmente notado em Vânia Cappellari. Presente no ramo há mais de 30 anos, a especialista em cuidados com a beleza possui estabelecimento próprio e atende noivas de maneira exclusiva em seu dia especial. Além disso, a cabeleireira oferece atendimento a mães e madrinhas. Ela afirma que conta com diversos pacotes de cabelos e maquiagem, sempre procurando o melhor para suas clientes.


Em relação a tendências para este ano, Vânia destaca os penteados e as maquiagens simples, que mostrem a naturalidade da noiva. “Cabelos soltos são a maior escolha delas”, confirma a especialista. Para saber mais sobre seu trabalho, ligue para o número (51) 3715-8854 ou faça uma visita ao Studio Hair, localizado na Rua Presidente Afonso Pena, 863, Bairro Goiás, em Santa Cruz do Sul.

Local da cerimônia

Cada pessoa possui sua religião e a seleção do local para o casamento possui um sentido muito especial. Muitos casais optam por espaços significativos para eles, lugares em que expressam sua fé ou onde seus pais casaram, por exemplo. Mas, antes de fechar a data do casamento, é necessário checar as preferências e escolher a opção mais viável.


Um dos lugares mais requisitados sem Santa Cruz é a Catedral São João Batista. A igreja, que encanta pela sua beleza, está localizada no centro da cidade, na Rua Ramiro Barcelos. De acordo com o padre Milton Inácio Lunardi, um dos celebrantes de casamentos, a paróquia é muito procurada pelos noivos. Portanto, ele aconselha ir até a secretaria da Catedral pelo menos 30 dias antes da cerimônia, para que todo o processo seja feito com calma.


O templo católico, considerado o maior em estilo gótico da América do Sul, comporta cerca de 1,1 mil pessoas e pode ser decorado conforme a preferência dos noivos. Para entrar em contato, ligue para o telefone (51) 3711-3622 ou mande uma mensagem no WhatsApp (51) 98023-4836.

Trajes

Esse item é muito especial para os noivos. As escolhas de vestido e terno são momentos marcantes, com muita emoção ao se imaginar no dia do casamento. Por isso, as pessoas que formalizarão a sua união devem fazer uma pesquisa de seus gostos e preferências para que o traje fique do jeito que sempre sonharam.


Para ajudá-los nesse momento, há muitas lojas e ateliês especializados no ramo e uma delas é a Zaira Alves. Desde 2007, ela oferece aos clientes de Santa Cruz do Sul e demais regiões do Estado uma nova e diferenciada opção de aluguel de trajes de festas e também conta com linha masculina completa. Há ainda a opção de confecção de modelos exclusivos, produzidos pela estilista Zaira Alves, que se mantém atualizada sobre a moda.


A ampla e moderna loja conta com estacionamento próprio, sendo a maior e mais completa da região. Para quem deseja realizar um orçamento para o primeiro aluguel ou conferir as produções existentes, o estabelecimento fica na Rua Venâncio Aires, 86, Centro, próximo ao Parque da Oktoberfest. O telefone para contato é o (51) 3713-4483.

Convites

O convite é considerado a porta de entrada do casamento, o primeiro contato que o convidado terá com a celebração. Por essa razão, a maioria dos noivos utiliza essa qualidade do convite para destacar as particularidades do dia especial, como as cores e o tema do casamento. Adriana Estigarribia, proprietária da Conviteria Santa Cruz, destaca que contar com uma empresa especializada na hora de escolher o convite para a cerimônia nupcial faz toda diferença. Fornecedores especializados possuem mais opções e normalmente prestam assessoria integral, oferecendo orientação adequada. Adriana também salienta que o convite precisa estar de acordo com o estilo dos noivos e da celebração, com o objetivo de gerar expectativa nos convidados. Em relação às tendências, a grande procura recai sobre modelos minimalistas, com papéis texturizados, lacres de cera e predominância de cores neutras e elegantes. Cada casal possui suas especificidades e a melhor maneira de criar um convite é com a orientação de uma empresa especializada. Para entender mais sobre o trabalho da Conviteria Santa Cruz, acesse o site da empresa www.conviteriasantacruz.com.br, ou entre em contato pelo WhatsApp pelo telefone (51) 99589-9500.

Decoração

Para garantir uma celebração inesquecível, a decoração deve demonstrar originalidade e sofisticação. Além disso, esse item é responsável por representar o estilo e o sentido da festa. Alguns preferem decorações exuberantes com muitos detalhes e outros optam pelas mais simples, mas todos querem agradar aos convidados em um ambiente divertido e aconchegante.


Quem entende muito bem desse assunto é a Weiss Blumenn Eventos. Presente em Santa Cruz do Sul desde 1988, a empresa de Vanessa Boettcher, Julia Zart e Édina Käfer atua no ramo de decorações e assessoria para todos os tipos de eventos. Para os enlaces matrimoniais, segundo as empresárias, o estilo boho chic e as inspirações que fujam do tradicional branco são as escolhas favoritas dos noivos. Cristais e espelhos também estão na lista dos favoritos, seguidos pelos detalhes coloridos em sofás e flores, por exemplo.


A grande tendência para este ano são os lounges, para dar mais conforto e liberdade aos convidados, que podem confraternizar em um espaço diferenciado dentro da festa. Ficou curioso(a) e quer saber mais? Para entrar em contato e montar um projeto para a sua festa, envie mensagem via WhatsApp para (51) 98934-9351 e marque uma visita.

Bolos e doces

Além de serviços que contemplem o visual, as comidas e bebidas também devem ganhar destaque nas escolhas para o casamento. Como toda a preparação, encontrar alguém de credibilidade e confiança é essencial para produzir uma das principais peças do evento, responsável por agradar o paladar de todos.


Carisa Duarte Cake Designer atua no ramo de bolo e doces personalizados há nove anos. Seu ateliê fica em Rio Pardo, na Rua Florentino Pedro Lisboa, 339, Bairro Jardim Boa Vista. A confeiteira afirma que a tendência atual é tudo ser muito simbólico para os noivos, como um simples bolo de cenoura com chocolate, que eles gostam de comer juntos no final de semana, ganhar uma roupagem sofisticada, composta por rendas e flores, e virar o bolo de casamento.


Além dos clássicos bolos brancos, também há procura pelos coloridos e os temáticos. O Naked Cake, onde as massas e os recheios ficam à mostra, é uma especialidade da confeiteira. Em relação aos doces, Carisa produz os tradicionais e os luxuosos, que ajudam na decoração da festa. Para saber mais sobre seu trabalho e fazer um orçamento, chame no WhatsApp (51) 997382041.

Dança

Já pensou em eternizar o começo da sua festa de casamento com uma dança? O bailado dos noivos é um momento muito especial e esperado pelos convidados e o próprio casal. Representa a união de duas pessoas, assim como pode demonstrar um lado mais festivo da dupla se a coreografia for composta também por padrinhos e madrinhas.


A Dugges Dance, de Santa Cruz, é especialista em danças para casamentos. Desde 2015 no mercado, oferece aulas de estilos urbanos, de ritmo, personal, entre outras. A proposta da dança de casamento é elaborada conforme o gosto dos noivos. As mais procuradas são em torno de músicas românticas, nacionais ou internacionais. O bailado com madrinhas e padrinhos também é muito famoso.


Se você deseja surpreender seu noivo ou sua noiva, há ainda a opção de uma produção surpresa. Para conferir essas e outras opções de coreografia, faça uma visita à Dugges Dance na Rua Venâncio Aires, 543, Centro, ou ligue para o telefone (51) 99252-4068.