Início Geral Morre Dorval Knak, ex-presidente do Stifa

Morre Dorval Knak, ex-presidente do Stifa

Arquivo/RJ

Dorval Knak faleceu na última quarta-feira

Veio a falecer na última quarta-feira, 2, o ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e da Alimentação (Stifa) de Santa Cruz do Sul, Dorval Knak. Ele estava internado há oito dias no Hospital Ana Nery.  O velório aconteceu na capela da Funerária Halmenschlager, na Avenida Independência, 1.356. Seu sepultamento aconteceu na quinta-feira pela manhã, no Cemitério Municipal.

Nascido no dia 26 de abril de 1935 na localidade de Faxinal de Dentro, então distrito de Santa Cruz, veio para a cidade aos seus 19 anos para prestar serviço militar no 8º RI. Em 1956 entrou para a Souza Cruz, mesmo período em que fez técnico em Contabilidade no Colégio Mauá. 

Foi presidente do Stifa de 1981 a 1996. Enquanto estava no cargo, apoiou diversas causas comunitárias, entre elas a luta pela revisão dos aumentos que o antigo BNH aplicava aos financiamentos da casa própria. Também criou a central e depois a Federação Nacional dos Trabalhadores na Indústria do Fumo e Afins entre 1990 e 1992, entidade que foi presidente por 16 anos. 

Presidiu também o Centro Cultural 25 de Julho e a Associação de Clubes da 3ª Idade e desde 2003 era integrante do Rotary Santa Cruz-Oeste. Chegou a ser suplente de vereador do PMDB em 1982.
Knak escreveu um livro de memórias “Passos firmes”, que foi lançado em 2013 pela Editora Gazeta. Ano em que também realizou uma cirurgia no aparelho digestivo, fator que vinha lhe incomodando nos últimos meses e o levou à internação no Hospital Ana Nery, onde veio a falecer.

Dorval Knak deixa a esposa Lilli Bencke Knak, os filhos Cristine Knak, Henrique Knak e sua esposa Aline, Carina Knak e esposo Marcelo, neta Júlia e demais familiares.