Início Política Movimento Mulheres em Luta divulga nota de repúdio a vereador santa-cruzense

Movimento Mulheres em Luta divulga nota de repúdio a vereador santa-cruzense

Fala de Raul Fritsch, durante sessão da Câmara, gerou repercussão nas redes sociais nas duas últimas semanas

Sara Rohde
[email protected]

O Movimento Mulheres em Luta (MML) enviou ao Riovale Jornal, nesta quarta-feira, 9, uma nota de repúdio contra o pronunciamento do vereador Raul Fritsch (Republicanos), em sessão da Câmara de Vereadores, no dia 31 de maio. Na fala, em que o vereador está comentando a postura de Alberto Heck (PT) contra o presidente Jair Bolsonaro, ele cita: “Tu quer saber o que a tua mulher pensa de ti? Dá bebida para ela”.

Segundo o MML, a postura do edil foi inadmissível e tal atitude não pode ser aceita, “ainda mais vinda de uma figura pública eleita pelo povo e que é paga com recursos públicos”. Em contato com o vereador, ele alega que foi mal interpretado e que de forma alguma teve maldade. “Foi mal interpretada minha fala, mas quem ouviu toda a minha manifestação percebeu que foi apenas uma brincadeira, um exemplo que dei, sou uma pessoa simples, mas de forma nenhuma tive maldade, já me desculpei com quem não entendeu o que eu quis dizer”, ressaltou.

Nota MML

“O Movimento Mulheres em Luta (MML) de Santa Cruz do Sul repudia com veemência o pronunciamento feito pelo vereador Raul Gilnei Fritsch, do Partido Republicanos, na sessão da Câmara de Vereadores do último dia 31 de maio. Ele sugeriu embriagar as mulheres como forma de obter a confissão da verdade.

Esse tipo de postura é inadmissível, ainda mais partindo de uma figura pública eleita pelo povo e que é paga com recursos públicos. Não podemos aceitar tal atitude, uma vez que a prática de embriagar mulheres visa tirar proveito de algo e geralmente se identifica em casos de estupro e violência sexual. Como um agente público vai para a tribuna legitimar uma violência como essa? É para isso que se elegeu? Para estimular ainda mais a violência contra as mulheres? E os demais pares da Câmara de Vereadores? O que fazem contra esse tipo de postura? Irão legitimar? Fazer de conta que é algo normal?

A tribuna da Câmara deve ser usada para tratar causas que melhorem a vida da comunidade e não para escrachar o machismo e a violência contra qualquer pessoa que seja. O vereador foi, no mínimo, machista, desrespeitoso e irresponsável em suas colocações. Nós exigimos reparação e punição ao vereador Raul Fritsch”.

A vereadora Nicole Weber (PTB) enviou, nesta quarta-feira, uma nota referente ao alerta sobre o machismo estrutural. Para a petebista, a frase do Raul atribui a uma estrutura machista. “Nós sabemos que muitas mulheres são vítimas de estupro em situações de embriaguez, e isso é algo que inclusive buscamos combater através do nosso projeto Encontro Seguro. Não acredito que o colega quis incentivar isso de forma alguma, mas nós, no papel de agentes públicos e representantes do povo precisamos ter responsabilidade com o que defendemos”, detalhou. “É também essa estrutura que nos coloca na posição de objetos, dos quais os homens acreditam que podem tomar posse, agredir e inclusive matar. E é nas sutilezas do dia a dia que podemos e devemos mudar essas lógicas, especialmente quando ocupamos espaços de poder e formação de opinião como o do Legislativo”, destacou.