Início Colunas Nos Bastidores – 31

Nos Bastidores – 31

 Região visitou Grill

Uma comitiva do Vale do Rio Pardo e Centro-Serra esteve na tarde de ontem, 5, no gabinete do vice-governador Beto Grill (PSB), onde estavam dirigentes das secretarias de Ciência e Tecnologia, Agricultura e Infraestrutura e Logística. O encontro marcou a instalação oficial do Grupo Especial de Trabalho Pró-Desenvolvimento – GET, criado em 2011, para que a região pudesse acompanhar, junto ao governo do Estado, o encaminhamento de demandas. O idealizador do GET, reitor Vilmar Thomé da Unisc adiantou que são três os projetos mais aguardados pela região: a duplicação do trecho da RSC-287 entre Santa Cruz e Venâncio Aires, a construção do Hospital de Pronto-Socorro Regional – HPS e o incentivo à diversificação de culturas.
 
Desabafos de um parlamentar
 
O deputado federal Sergio Moraes (PTB) aproveitou a fala no lançamento da Expoagro Afubra para desmascarar Brasília: “Sabe o que o congresso fez o ano passado? Nada. Sabe o que vai fazer este ano?… Nada. O congresso está emperrado e as coisas não avançam. Talvez eu seja o Deputado mais faltoso, mas é difícil sair de casa toda segunda-feira, pegar um avião e ir a Brasília ver o Congresso não trabalhar. Sempre sou deselegante, é uma marca minha – não sou bom para representar a Câmara porque não consigo faltar com a verdade”.
 
Esse vem
 
O governo só tem dinheiro para os grandes – chegam a se pechar nas portas para arrumar. Mas quando os pequenos vão até lá ouvem que não há verbas nem de onde tirar. “Estou desmotivado para ser deputado federal”, confessou Sergio Moraes (foto), preparando sutilmente o terreno para vir concorrer à prefeitura de Santa Cruz do Sul.
Fotos: Rolf Steinhaus
 
 
Vice também é gente
 
Até mesmo o vice-governador Beto Grill teve lá seus momentos fora do protocolo – carismático e bem humorado Grill, ao contrário dos demais, cumprimentou efusivamente via microfone o vice-prefeito Campis – “temos que fortalecer os vices”, justificou.
 
 
 
Pinto na panela
 
Sergio Moraes expressou também sua indignação com o abuso do uso de hormônios na avicultura – coisas da modernização: “como pode um pinto em 28 dias estar na panela?”, questionou. “É muito veneno que está passando para a mesa de nossa família – os criadores são obrigados pelas empresas compradoras a dar uma violenta carga de hormônio e a Anvisa não faz nada – e continuam achando que só o tabaco causa câncer”, concluiu.
 
Saiu listão oficial do concurso da Câmara
 
Já está no site da Pontua Concursos (www.pontuaconcursos.com.br) desde a tarde de ontem, a lista dos aprovados e a colocação dos candidatos no concurso para suprir as vagas do Legislativo santa-cruzense. 
 
IPTU com desconto
 
Os carnês já foram entregues e quem quiser aproveitar o desconto do IPTU 2012 deve quitar até 15 de março em parcela única. 
 
 
Empresa transforma água do mar em água para beber
 
Uma empresa paulista afasta uma das grandes preocupações do homem – que um dia a água potável da terra acabe. Em Bertioga, uma empresa transforma água do mar em água potável. Já dá para comprar água do mar  em copinhos e garrafinhas – limpa, sem sal, inodora e incolor. No Brasil a água está à venda em lojas de produtos naturais e uma garrafinha custa, em média, R$ 4, o dobro da água comum. Apesar do produto ser novo nas prateleiras, já conquista consumidores. 
 
Ideia não é de hoje
 
Já faz tempo que se dessaliniza a água, tanto no Brasil como em outros países. O Oriente Médio é um bom exemplo. A novidade é que uma empresa brasileira investiu, inovou e colocou a água em copinhos e em garrafinhas. Vender água do mar dessalinizada é um desafio para a humanidade.Segundo a OMS, hoje quase 1,5 bilhão de pessoas sofrem com falta de água. Se o consumo continuar no ritmo atual, em menos de 15 anos o problema poderá atingir 3 bilhões de pessoas. O brasileiro ainda conhece pouco a água do mar pronta para beber. O maior mercado são os Estados Unidos. De cada dez garrafinhas fabricadas em Bertioga, sete vão para os EUA. No Brasil, a água é distribuída em São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e estados do Sul. Para 2012, a ideia, é expandir os negócios.
 
 
Como funciona
 
O complexo processo de transformação da água do mar envasada, no Brasil, é feito em Bertioga, pelo empresario Rolando Viviani Júnior e outros quatro sócios, que apostaram no negócio. O investimento em maquinários chegou a R$ 3 milhões. A captação da água é feita em alto mar. Quanto mais longe da costa, mais a água fica limpa, sem areia, o que facilita o processo de dessalinização. Os funcionários ficam cerca de uma hora, uma hora e meia, até encher todo o reservatório. A água vai para tanques e segue em tubulações até o laboratório, onde é feita a purificação. Na fábrica, com 11 funcionários, tudo é automatizado.

Osmose reversa, simples assim
 
“O processo é praticamente molecular, então são filtragens muito finas. O sal de cozinha é 100% retirado. O que sobra, é o sódio como mineral livre e numa proporção muito pequena”, explica Viviani. A técnica é conhecida como osmose reversa. É possível produzir 40 mil litros de água potável, por dia. A água doce que bebemos, tem 12 minerais. Já a água do mar potável, é mais rica em nutrientes. “Ficam mais de 60, desses 86 minerais que a gente encontra naturalmente na água do mar”, diz. O envasamento dos 20 mil copos por dia é feito na fábrica em Bertioga. E o engarrafamento da água, com ou sem gás, foi terceirizado para uma empresa em cotia, na Grande São Paulo. Para passar pela Anvisa, foi adaptado um produto à legislação brasileira. “Adicionamos um pouquinho de bicarbonato de sódio. E a gente atendeu a lei 100% do Brasil. Por isso que nós viemos ao mercado nacional agora”, afirma o empresário.
 
O Jorge da Borracharia
 
A Legend foi palco da 9ª edição da Confraria Ctrl+A da Atlântida/ZH na noite chuvosa de quarta, 29 de fevereiro. Como de costume trouxe personalidade de destaque para contracenar com os convidados: o ator produtor e comunicador da Rádio Pop Rock de Porto Alegre, Cris Pereira (foto) – 35 anos, natural de Novo Hamburgo -, com seus personagens no estilo stand up comedy, que ganhou fama com o Jorge da Borracharia (do qual deu uma palhinha para os presentes, arrancando aplausos e muitos risos) da peça Primeiro as Damas, de Eduardo Holmes. Cris vai atuar na peça O Tempo e o Vento de Érico Veríssimo, como Licurgo, irmão de Bibiana e cunhado do Capitão Rodrigo Cambará (Thiago Lacerda). Para ele uma oportunidade de ouro – “mesmo falando tanta besteira levaram meu talento a sério”, conforme resumiu. A Confraria Ctrl+A foi patrocinada pelo Tevah, Hospital Ana Nery, JTI, Dália Alimentos e Legend. Apoio Adega de Ideias 
Foto: Carol Lau
 
 
 
Canteiros
 
Belo trabalho da Central de Serviços da Prefeitura nos canteiros da Galvão Costa e adjacências. Na foto, Ernesto Bencke (o Nike) daquela Pasta, orienta os trabalhos.
Foto: Wilson Steindorf
 
 
 
Axé dos pampas
 
Digno de nota o showzaço que o Fandangaço deu na primeira noite de Carnaval da Santinha. Tocando axé e com a voz forte de Cleusa Fagundes, fez todo mundo pular, animando inclusive as princesas do carnaval e o Rei Momo que pareciam ainda não ter encontrado o ritmo da folia.
 
Opção pessoal
 
E por falar em vozeirão, quem está anunciando uma possível saída do cenário musical é a vocalista da Banda Cassino, Silvane Severo. O motivo é aproveitar melhor a vida e a família longe de tantas viagens. 
 
Leite para os idosos
 
A ASAN, que abriga hoje 83 residentes, está com estoque de leite em baixa – só dá para cobrir um mês de alimentação. Quem for solidário e puder ajudar direcione a doação para a arrecadação de leite, independente de tipo – em pó ou caixa. Não há restrição, o serviço de nutrição do asilo já capacitou a cozinha para a utilização correta deste alimento, informa Miriam Etges.
 
Leilão da Justiça Estadual Santa Cruz e Vera Cruz 
 
Primeiro leilão dia 7, quarta-feira, às 15h e segundo, no dia 21, também quarta, no mesmo horário – Rua Ernesto Alves, nº 281, centro de Santa Cruz. O leiloeiro Sergio Scholante estará oferecendo apartamento no Residencial Itapema, direitos e ações sobre uma Besta, I/KIA, 12 pessoas, GS, ano/mod 97/ 98 e uma sala comercial na Champs Elysees, entre outros bens.