Início Empresarial Outubro Rosa: Clínica Imuniza orienta pacientes para o autocuidado

Outubro Rosa: Clínica Imuniza orienta pacientes para o autocuidado

Local também realiza vacinas contra o HPV, vírus causador de vários tipos de câncer

Ricardo Gais
[email protected]

Clínica Imuniza está situada na Rua Galvão Costa, 86 – Foto: Riovale Jornal

Pensando na saúde e bem-estar das pessoas, a Clínica Imuniza realiza um trabalho de orientação em relação ao câncer de mama, não só no mês de outubro, mas também durante todo o ano. A diretora Fernanda Bastos comenta que a clínica realiza palestras para orientar as pessoas de como praticar o autocuidado e se prevenir contra a doença. “Trabalhamos muito a questão da prevenção, a prevenção como um todo do ser humano, não só na parte de vacinas. A gente percebe que as escolhas das pessoas são extremamente importantes, pois nossos hábitos, atividades físicas, alimentações, são escolhas que nos levam muito mais ao câncer do que a própria genética”, disse.

Além de tratar bastante a questão de prevenção e conscientização das pessoas quanto a vários hábitos, o local também trabalha com a vacina contra o HPV (Papilomavírus Humano) vírus que infecta pele ou mucosas (oral, genital ou anal), tanto de homens quanto de mulheres, provocando verrugas anogenitais (região genital e no ânus) e câncer, a depender do tipo de vírus. “A vacina é a única que hoje previne contra câncer provocado pelo vírus HPV, e muitas pessoas desconhecem que ele provoca câncer, de útero e na parte genital, tanto da mulher como homem, e na boca, garganta e faringe. Todos esses estão relacionadas a esse vírus causador de vários tipos de câncer”, explicou Fernanda.

“A prevenção pode mudar sua vida. Se toque, se conheça e cuide do seu bem mais precioso: sua saúde. – Foto: Arquivo pessoal

Conforme a diretora, a vacina pode ser feita por qualquer pessoa. “A vacina para meninos e meninas é a partir dos noves anos. Tem uma vacina só para meninas, de qualquer idade, e uma para mulheres de até 45 anos e homens de 26 anos, porém com prescrição médica qualquer pessoa pode fazer e fica imunizado ao vírus para o resto da vida”, ressaltou Fernanda que acrescenta, “realizamos várias atividades de conscientização em empresas da cidade e como fazer corretamente o toque na mama e quantas vezes fazer e que se a mulher sentir uma alteração, deve procurar um médico. Também intensificamos essas orientações em nossas redes sociais”, lembrou.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA) o câncer não tem uma causa única. Há diversas causas externas (presentes no meio ambiente) e internas (como hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas). Os fatores podem interagir de diversas formas, dando início ao surgimento do câncer.

Entre 80% e 90% dos casos de câncer estão associados a causas externas. As mudanças provocadas no meio ambiente pelo próprio homem, os hábitos e o estilo de vida podem aumentar o risco de diferentes tipos de câncer.

Entende-se por ambiente o meio em geral (água, terra e ar), o ambiente de trabalho (indústrias químicas e afins), o ambiente de consumo (alimentos, medicamentos) e o ambiente social e cultural (estilo e hábitos de vida). Os fatores de risco ambientais de câncer são denominados cancerígenos ou carcinógenos. Esses fatores alteram a estrutura genética (DNA) das células.

As causas internas estão ligadas à capacidade do organismo de se defender das agressões externas. Apesar de o fator genético exercer um importante papel na formação dos tumores (oncogênese), são raros os casos de câncer que se devem exclusivamente a fatores hereditários, familiares e étnicos.

Existem ainda alguns fatores genéticos que tornam determinadas pessoas mais suscetíveis à ação dos agentes cancerígenos ambientais. Isso parece explicar porque algumas delas desenvolvem câncer e outras não, quando expostas a um mesmo carcinógeno.

O envelhecimento natural do ser humano traz mudanças nas células, que as tornam mais vulneráveis ao processo cancerígeno. Isso, somado ao fato de as células das pessoas idosas terem sido expostas por mais tempo aos diferentes fatores de risco para câncer, explica, em parte, o porquê de o câncer ser mais frequente nessa fase da vida.

Saiba como reduzir os riscos de ter a doença

1 – Alimentação Saudável: Uma ingestão rica em alimentos de origem vegetal como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, e pobre em alimentos ultraprocessados, como aqueles prontos para consumo ou prontos para aquecer e bebidas adoçadas, pode prevenir o câncer. A alimentação deve ser saborosa, respeitar a cultura local, proporcionar prazer e saúde e incluir alimentos regionais.

2 – Mantenha o peso Ideal: Manter um peso saudável ao longo da vida é uma das formas mais importantes de se proteger contra o câncer.

3 – Pratique atividade física: Você pode, por exemplo, caminhar, dançar, trocar o elevador pelas escadas, levar o cachorro para passear, cuidar da casa ou do jardim ou buscar modalidades como a corrida de rua, ginástica, musculação, entre outras.

4 – Amamente seu filho: A amamentação até os dois anos ou mais, sendo exclusiva até os seis meses de vida da criança, protege as mães contra o câncer de mama e as crianças contra a obesidade infantil.

5 – Realize exames preventivos anualmente: As alterações das células do colo do útero são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolau), e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso, é importante a realização periódica deste exame.

6 – Vacine-se contra o HPV: Ela protege vários tipos e câncer, como câncer de boca, laringe, faringe, colo de útero, vulva, vagina, pênis e ânus.

7 – Evite a ingestão de bebidas alcoólicas: Seu consumo, em qualquer quantidade, contribui para o risco de desenvolver câncer. Além disso, combinar bebidas alcoólicas com o tabaco aumenta a possibilidade do surgimento da doença.

8 – Evite Exposição Solar: entre 10h e 16h, e use sempre proteção adequada, como chapéu, barraca e protetor solar, inclusive nos lábios. Se for inevitável a exposição ao sol durante a jornada de trabalho, use chapéu de aba larga, camisa de manga longa e calça cumprida.

9 – Evite exposição a agentes cancerígenos no trabalho. Agentes químicos, físicos e biológicos ou suas combinações são causas bem conhecidas de câncer relacionado ao trabalho, e evitar ou diminuir a exposição a estes agentes seria o ideal e desejável.

Além de muitas outras atitudes e escolhas que você pode fazer no seu dia a dia para ter uma qualidade de vida e evitar o câncer. Fonte: INCA

A Clínica Imuniza está situada na Rua Galvão Costa, 86, e atende das 8h30 ao meio-dia e das 13h30 às 18h30, de segunda a sexta-feira. No sábado, o atendimento é das 9h ao meio-dia. Para contato ligue (51) 3711- 4572, (51) 99636-0057 (sala de vacinas) ou (51) 99636-0087 (secretária).