Início Geral Outubro Rosa: Cultura e Emater levam mulheres trabalhadoras rurais ao cinema

Outubro Rosa: Cultura e Emater levam mulheres trabalhadoras rurais ao cinema

Foto: Guilherme Neuhaus/Secom

Em alusão ao Outubro Rosa, período dedicado à prevenção ao câncer de mama, a Secretaria Municipal de Cultura (Secult), em parceria com a Emater, a Liga Feminina de Combate ao Câncer e Shopping Santa Cruz, realizou uma ação inédita na terça-feira, 26.

Mais de 100 mulheres trabalhadoras rurais, de dez localidades do interior de Santa Cruz, fizeram uma programação diferente. E a primeira parada foi a sala de cinema do Shopping Santa Cruz. Antes da exibição do filme, representantes da Liga falaram sobre a importância da prevenção ao câncer de mama, e distribuíram materiais informativos sobre o assunto.

Na sequência, todas as atenções se voltaram para a tela, para assistir a “Ainbo, a Guerreira da Amazônia”. O secretário de Cultura, Marcelo Corá, em sua fala de boas vindas, destacou a importância da iniciativa. “Esta ação é muito importante, porque envolve a prevenção, o lúdico e o cultural. Esse momento deixará neste grupo uma memória afetiva para se cuidar sempre”, declarou, e finalizou fazendo referência ao filme. “O filme trata de uma guerreira, porque vocês são as guerreiras no interior”, complementou, referindo-se às mulheres presentes.

Já o Extensionista Social da Emater, Reinaldo Kucharski, ressaltou a parceria com o município e a Liga. “Graças a esta união de forças, pudemos realizar esta programação, que representa um empoderamento da mulher, de elas terem um momento para elas, é muito representativo o que está acontecendo hoje”, afirmou.

Após a programação no cinema, a segunda parada foi no Centro de Cultura Jornalista Francisco José Frantz, onde puderam apreciar uma exposição de arte de artistas santa-cruzenses.

De acordo com a chefe de projetos da Secult, Marcieli Trevisan, as ações culturais ocorrerão com mais regularidade a partir de agora. “Mesmo que ainda estamos em um momento de pandemia, é possível realizar algumas iniciativas. Depois de um período de intenso isolamento, a cultura tem o propósito de levar alegria e novas vivências para as pessoas, tanto da cidade como do interior”, afirmou.

Ainda participaram da atividade mulheres trabalhadoras rurais de Linha Saraiva, Saraiva, Linha General Osório, Reserva dos Kroth, Oliveira, Cerro Alegre, Quarta Linha Nova Baixa e Monte Alverne. A ação ocorreu como contrapartida dos recursos da Lei Aldir Blanc.