Início Polícia Polícia Civil deflagra operação de combate à violência doméstica e familiar contra...

Polícia Civil deflagra operação de combate à violência doméstica e familiar contra a mulher

Foto: Divulgação

A Polícia Civil deflagrou na manhã desta sexta-feira, 6, a ‘Operação Margaridas’ com o objetivo de combater a violência doméstica e familiar contra a mulher em várias regiões do Rio Grande do Sul.

A operação, alusiva ao mês de agosto no qual se celebra o advento de 15 anos de publicação Lei Maria da Penha, conta com a participação das 23 Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher do Rio Grande do Sul, além de outras 140 Delegacias de Polícia do Estado. A coordenação foi da Divisão de Proteção e Atendimento à Mulher (DIPAM) da Polícia Civil.

Nesse momento está em andamento a 2ª fase da Operação, em que aproximadamente 186 policiais cumprem 51 mandados de prisão, 82 mandados de busca e apreensão em 163 cidades. Até o momento foram cumpridos 11 mandados de prisão preventiva e 01 prisão em flagrante. Também estão sendo verificadas 273 disque-denúncias de violência doméstica.

Em Santa Cruz do Sul, desde o dia 1º de julho, foram verificadas 13 denúncias, registradas 137 ocorrências, solicitadas 47 medidas protetivas de urgência, concluídos 94 inquéritos policiais, confeccionados quatro autos de prisão em flagrante, atendidas em torno de 170 vítimas e realizados 15 acompanhamentos para retirada de pertences dentre outras diligências. Não ocorreram prisões.

A primeira fase da ‘Operação Margaridas’ teve início com a ação de 521 agentes na apuração de 588 disque-denúncias, instauração de 3.876 inquéritos policiais, remessa de 4.357 inquéritos policiais ao judiciário, 164 cumprimentos de mandados de busca e apreensão, 129 prisões preventivas e 104 prisões flagrante, bem como, 4.629 atendimentos às vítimas como forma de prevenção e informação.

De acordo com a Delegada Jeiselaure Rocha de Souza, Diretora da Divisão de Proteção e Atendimento à Mulher do RS (DIPAM/DPGV), a Operação Margaridas tem por objetivo demonstrar o compromisso da Polícia Civil no enfrentamento da violência contra a mulher, com esse olhar voltado para a importância do atendimento acolher e humanizado para a vítima, mas também com a repressão qualificada dos crimes, com a certeza de que não haverá impunidade aos agressores.

A Delegada Caroline Bamberg Machado, Diretora do Departamento Estadual de Proteção a Grupos Vulneráveis, destacou o aumento significativo das operações policiais no âmbito da violência doméstica, bem como as ações de prevenção são fundamentais para que as vítimas sintam confiança em denunciar seus agressores e romper o ciclo de violência.

A Chefe de Polícia, Delegada Nadine Anflor ressaltou a importância da atuação operacional efetiva no enfrentamento à violência doméstica, aliando a qualidade das investigações criminais com ações policiais planejadas e bem executadas.