Início Geral Prefeitura aplica fumacê no Progresso e no Bom Jesus

Prefeitura aplica fumacê no Progresso e no Bom Jesus

Foto: Divulgação/RJ
Equipes de aplicação do inseticida precisam do apoio da comunidade

A força de combate ao mosquito Aedes aegypti em Santa Cruz do Sul continua a espalhar o fumacê em dois bairros – os de maior ocorrência de dengue no município. Hoje, a partir das 17h30, as equipes da Prefeitura percorrem as ruas do Progresso e na sexta-feira, 29, às 6h30, será a vez do Bom Jesus – é a terceira e a segunda aplicação do inseticida, respectivamente. O trabalho seguirá o mesmo itinerário das etapas anteriores e uma terceira e última será realizada para completar o ciclo no Bom Jesus.


O fumacê consiste no controle vetorial químico na modalidade ultra baixo volume (UBV), utilizado apenas em casos emergenciais, onde há circulação viral de dengue, zika ou chikungunya em determinadas áreas. O seu uso é uma forma complementar às demais técnicas de enfrentamento à proliferação do Aedes. O inseticida mata somente mosquitos que estiverem voando no momento da aplicação. O procedimento tem como objetivo eliminar as fêmeas infectadas com os vírus e, para isso, deve haver a participação de toda a população.

Critério

A utilização do fumacê só é indicada em localidades onde existe alto índice de infestação do Aedes aegypti e transmissão continuada com casos notificados de dengue, zica ou chikungunya, conforme protocolos do Ministério da Saúde, repassados pela 13ª Coordenadoria Regional de Saúde e Centro Estadual de Vigilância em Saúde. Para chegar a essa definição, é feita a análise de dados entomológicos e epidemiológicos (número de casos, data de sintomas, número de criadouros e ações realizadas). Por isso, as áreas selecionadas são aquelas em que os casos de dengue continuam ocorrendo, mesmo após as ações de controle mecânico (eliminação de criadouros) e por larvicidas biológicos.


Conforme o Departamento de Vigilância Municipal, as diretrizes do Programa Nacional de Controle da Dengue esclarecem que a eliminação manual dos criadouros de Aedes aegypti é o método mais eficaz, tem caráter preventivo e deve ser feita regularmente ao longo do ano.
Já o controle químico com uso de larvicidas é recomendado como ferramenta complementar, sendo aplicado apenas nos criadouros que não podem ser eliminados. O uso do inseticida somente é indicado de forma localizada, para bloqueio de surtos, e em pontos estratégicos, de forma controlada, a fim de evitar efeitos colaterais ao meio ambiente. A Prefeitura também tem investido em outras ações, como os mutirões de limpeza em diversos pontos da cidade e campanhas informativas.

Cuidados

A aplicação do fumacê requer algumas precauções. Como o equipamento produz ruído, deve-se ter atenção especial com pessoas autistas durante o período da ação. Animais de estimação devem ser mantidos nos fundos das propriedades ou abrigados dentro das residências pela mesma razão.


O Departamento de Vigilância e Ações em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde solicita à comunidade que siga as seguintes orientações durante a passagem do carro do fumacê:


• Permaneça dentro de casa;
• Abra as portas, janelas e box do banheiro;
• Cubra os alimentos, frutas e bebedouros de animais;
• Retire roupas do varal mesmo que molhadas;
• Proteja crianças e idosos propensos a asma e alergia;
• Cobrir aquários e gaiolas de pássaros;
• Não permaneça na rua durante a passagem do carro de inseticida;
• Não deixe crianças e animais seguirem a viatura;
• Em caso de intoxicação, procure o serviço médico mais próximo.

Roteiro do fumacê no Bairro Progresso – hoje, das 17h30 às 19h30: Rua Dona Therezinha, Pedro Soares, Cidirlei da Silveira Ramos, Estrada Capão da Cruz (entre Dona Therezinha e Cidirlei da Silveira Ramos), Rua Seno Krueger, Beco do Cleber 2, rua sem denominação 2 (próximo do Beco do Cleber 2), Avenida Deputado Euclydes Kliemann (Residencial Santo Antônio e Loteamento Eucaliptos), Rua Lauro Eni Alves da Silva, Carlos Carvalho e Rua das Macieiras.

Roteiro do Fumacê no Bairro Bom Jesus – Rua Amazonas, Carlos Hoppe, Vasco da Gama, Montevidéu, Adolfo Pritsch, Rua 02 (Loteamento Knak), Travessa Professor Antônio Englert, Rua Avelino dos Santos, Visconde de Mauá, Erna Teresinha Schaefer, Beno Eick, Uruguay e Bruno Agnes.