Início Economia Atenção para parcelamento do IPTU em Santa Cruz do Sul

Atenção para parcelamento do IPTU em Santa Cruz do Sul

Foto: Ana Souza
Arrecadação é investida nas mais variadas áreas da vida da população do município

Lavignea Witt
[email protected]

Com o encerramento do prazo para quitação da primeira parcela ou da cota única do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Santa Cruz do Sul no dia 18 deste mês, a partir de agora os contribuintes precisam ficar atentos aos vencimentos do parcelamento nos próximos meses. O pagamento pode ser feito nos bancos conveniados – Banrisul, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal –, nas lotéricas e pelos canais de autoatendimento no dia 15 de cada mês. Vale lembrar que não é mais possível pagar na Secretaria Municipal da Fazenda, visto que o caixa foi retirado por conta da mudança de local.


O secretário da Fazenda, Álvaro Conrad, informou que foram arrecadados R$ 31.632.028,22, contando com a taxa de lixo. Dos 75 mil carnês disponibilizados no município, cerca de 37 mil foram pagos em cota única e 18 mil tiveram a quitação da primeira parcela. A estimativa é atingir, até o final do ano, em torno de R$ 57 milhões entre IPTU e taxa de lixo. Até agora, portanto, foram obtidos aproximadamente 55% do total esperado.


Pela Lei de Responsabilidade Fiscal, a partir da arrecadação, os municípios precisam destinar 15% para a área da saúde e 25% à educação. Os demais 60% são recursos livres, que podem ser destinados para qualquer setor. Conrad enfatiza que a contribuição acaba voltando de alguma forma em benefício à população, em sua maioria para infraestrutura, mobilidade urbana, segurança, lazer, entre outros.