Início Geral Prefeitura de Santa Cruz realiza sorteio das casas do Loteamento Mãe de...

Prefeitura de Santa Cruz realiza sorteio das casas do Loteamento Mãe de Deus

Foto: Divulgação/Secom

As 116 primeiras famílias que irão residir no Loteamento Mãe de Deus já sabem exatamente qual casa irão ocupar. Isso porque a Prefeitura de Santa Cruz do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) em parceria com a Unisc, instituição contratada para a realização do trabalho técnico social, realizaram na noite dessa quinta-feira, 2, o sorteio para ocupação de 80 casas. Outras 36 já haviam sido sorteadas anteriormente.

O processo transcorreu sem nenhum contratempo, dentro da própria universidade. Várias salas foram ocupadas pelos beneficiários que foram divididos em grupos devido ao distanciamento social. Também foram adotados cuidados como análise da temperatura corporal, higienização de mãos e pés na entrada dos recintos. O sorteio, nos moldes de uma Mega-Sena, foi realizado em uma das salas por representantes de ambas as instituições.

Ao chegar cada beneficiário ganhou um crachá com numeração para o sorteio. Uma ilustração com as casas foi projetada em um telão e a medida que as habitações eram sorteadas os contemplados podiam ver sua exata localização. Do início ao fim, o procedimento foi gravado e transmitido ao vivo para todos os participantes.

Conforme explicou a secretária municipal de Habitação, Aretusa Scheibler, o programa não prevê nenhuma exigência de sorteio de endereços, porém a Prefeitura optou pelo método para dar total transparência ao processo de ocupação das casas. “Tudo transcorreu de forma muito democrática e transparente. Estamos trabalhando há um ano nesse projeto e é muito gratificante poder chegar nessa etapa de definição dos endereços. Para nós é um momento especial, porque sabemos que estamos concretizando o nosso trabalho e tantos sonhos”, revelou.

A escolha das 80 famílias, que junto com outras 36 irão ocupar as primeiras casas, ocorreu mediante critérios de aluguel social e extrema pobreza. As residências do loteamento serão entregues por etapas, sendo que as 116 já sorteadas estão previstas para o mês de agosto.

O Loteamento Mãe de Deus terá no total 400 casas, junto à BR 471, próximo ao Santuário de Schoenstatt. Serão contempladas centenas de famílias que hoje vivem em áreas de risco, de alagamentos, em situação de insalubridade ou de pobreza extrema.

A Prefeitura é responsável pela gestão da infraestrutura, que inclui implantação de rede de água potável, rede pluvial, rede coletora de esgoto sanitário, rede de energia elétrica, terraplenagem e arruamento dos lotes, pavimentação asfáltica e área verde. O investimento está sendo realizado com recursos do Pró-Moradia, inserido no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), sem contrapartida dos moradores e nem da Prefeitura.